Guia da Semana

Ainda que os pais, professores e até melhores amigos tenham boas intenções quando dão conselhos, as orientações básicas que qualquer menino ou menina precisa geralmente acabam ficando de fora das conversas. Entre os 7 e os 13 anos, o que realmente interessa é saber como ser melhor em tudo. Os livros Só Para Garotas e Só Para Garotos, lançados recentemente no Brasil, servem de manual para quem precisa ter respostas para todas as dúvidas a respeito de como fazer alguma coisa.

Antes de passar as instruções, os autores alertam que o primeiro passo para aplicar as regras é usar o bom senso: "não se esquecer do equipamento adequado, ficar dentro da lei e das normas locais e ter consideração pelas outras pessoas". Tendo isso em mente, o leitor pode começar a por em prática todas as lições que o livro traz, e isso não é difícil com as ilustrações passo a passo de cada uma.




Para elas

O livro para as garotas, de Juliana Foster, ensina, em primeiro lugar, como explicar um atraso na escola. A lista de desculpas sugeridas inclui abdução por extraterrestres e alegação de sigilo do governo. Os demais capítulos seguem a mesma linha, trazendo ensinamentos que começam sempre com a palavra "como" para diferentes assuntos: sobre etiqueta, há o tópico Como Comer Com Hashi; se o assunto for sobrevivência, Como Sobreviver no Deserto; questões de beleza são respondidas em Como Fazer a Perfeita Manicure Em Você Mesma; e o relacionamento com os pais está explicado em Como Persuadir Seus Pais A Comprarem Um Animal De Estimação.

Ficha Técnica

Título: Só Para Garotas - Como Ser A Melhor Em Tudo.

Autor: Juliana Foster.

Editora: Lua de Papel.

Número de páginas: 144.

Preço: R$ 24,90.




Para eles

No título dos meninos, a lição mais urgente passada pelos escritores Dominique Enright e Guy Mcdonald é como pular com o skate. Assim como para as garotas, as dúvidas sobre etiqueta são esclarecidas, mas a abordagem é outra: Como Dar Nó Em Gravata. Além desses, alguns dos ensinamentos mais essenciais do manual são os das seguintes áreas: experiências, em Como Fazer Um Ovo Entrar Numa Garrafa; brinquedos, no capítulo Como Fazer Um Bumerangue; jogos, em Como Vencer Jogos De Computador; e esportes, pelos tópicos Como Converter Um Pênalti e Como Sacar Como Um Campeão De Wimbledon.

Ficha Técnica

Título: Só Para Garotos - Como Ser O Melhor Em Tudo.

Autor: Dominique Enright e Guy Mcdonald.

Editora: Lua de Papel.

Número de páginas: 164.

Preço: R$ 24,90.

Atualizado em 1 Dez 2011.