Guia da Semana

Foto: Sxc.Hu

Para contribuir com o desenvolvimento dos filhos, os pais devem sempre observar as crianças para conhecê-las melhor. A partir do momento em que conseguem obter o máximo de informações sobre as características das crianças, torna-se possível estimulá-las, propondo atividades com a medida certa de desafio: propostas nem tão fáceis que não tenham nada a aprender, nem tão difíceis que se tornem impossíveis de ser realizadas.

Quando se deseja estimular o desenvolvimento dos filhos, mas ainda não se está muito seguro sobre o que eles já sabem ou o que podem aprender, pode-se propor uma primeira atividade que cumpra esta função: levantar o máximo de informações que ajudem os pais a conhecer o que as crianças já sabem sobre determinados assuntos e proporcionar uma observação direta das capacidades que elas já apresentam.

Para facilitar a observação das capacidades das crianças, os pais podem estimular diversas situações, como jogos educativos, atividades esportivas, contar histórias ou fazer a leitura de livros com elas, passeios a zoológicos, teatros, cinemas e museus, por exemplo, além de acompanharem as tarefas escolares em casa.

Durante este processo, é preciso registrar o máximo de informações possíveis sobre as características dos filhos, dentre elas a postura enquanto realiza as atividades, o grau de atenção e concentração, a capacidade de leitura e a riqueza de vocabulário e como isso pode ser estimulado, o relacionamento interpessoal e a capacidade de realizar trabalho em grupo. Além disso, os pais também podem observar como está a capacidade de organização, o capricho, a responsabilidade, a rapidez, a agilidade e a curiosidade para aprender coisas novas.

Ao montar um quebra-cabeça com a criança, por exemplo, procure observar como está sua coordenação motora fina, isto é, como ele segura as peças, quantas consegue montar, a concentração, a capacidade de perceber detalhes e a agilidade com que encaixa as peças.

Outro exemplo de atividade muito rica é a leitura de livros. Procurar identificar que tipo de livros a criança gosta de ler, com que frequência faz essa leitura, como está o vocabulário dela e como é a fluência da leitura. Essas são algumas das capacidades que podem ser observadas com esse tipo de atividade. É importante que os pais, ao contar histórias ou ouvir uma narrativa contada pelos filhos, busquem estimular a criatividade.

Ao propor estas atividades, os adultos devem estar dispostos a aprender com as características das crianças, sem pré-julgamentos ou rigidez na avaliação. O olhar dos pais deve estar voltado para buscar as capacidades que os pequenos já apresentam desenvolvidas, sempre pensando em contribuir para que eles sejam cada vez melhores.

Aprender com as características dos filhos não é uma tarefa fácil, mas é preciso tentar e buscar estimular ao máximo para que eles se desenvolvam cada vez mais.

Proponha algumas atividades para o seu filho e observe suas habilidades. Você pode descobrir a criança brilhante que você tem!

Quem é o colunista: Any Bicego Queiroz.

O que faz: Formada em Psicologia pela UNESP - Bauru, atua no Desenvolvimento de Capital Humano do Kumon Instituto de Educação como Analista de Treinamento.

Pecado gastronômico: Chocolate e sorvete.

Melhor lugar do mundo: A minha casa!

Fale com ela: [email protected] ou pelo (11) 3059-3803.

Atualizado em 6 Set 2011.