Guia da Semana

Foto: Sxc.hu

Já foi o tempo em que as garotas só ouviam músicas pop e baladas românticas. Hoje em dia, elas escutam de tudo um pouco. Os sons favoritos entre o público feminino variam bastante e vão do pagode ao metal. Isso mesmo, metal!

Esse estilo de música, que costumava atrair mais meninos do que meninas, conquistou muitas admiradoras e atualmente não é mais visto como música "só para garotos". Prova disso é que muitas das garotas que se renderam aos encantos do som aderiram ao estilo de forma completa e se tornaram metalheads ou headbangers*. Jaquetas e calças jeans ou de couro, camisetas pretas que podem ter estampas de banda ou não, coturnos e acessórios como cintos, braceletes e pulseiras são itens indispensáveis em seus guarda-roupas.

No entanto, tanta dedicação muitas vezes pode gerar um certo preconceito. Fã de bandas como Metallica e Megadeth, a estudante Julia Aparecida, 18, conta que muitas pessoas não acreditam que ela escute esse tipo de som. "Já me chamaram de doida e até me confundiram com o estilo gótico", diz.

Priscila Brito, 21, também não sai "ilesa" quando diz que gosta de escutar o som de bandas como Gamma Ray, Primal Fear e Dream Theater. A estudante de letras diz sofrer com "um certo estranhamento por parte das pessoas" em relação ao seu gosto musical. "O metal não é ´coisa do cão´ e não é só um vocal que parece um monstro. Tem muita técnica, reflexão e filosofia", explica.

Foto: Arquivo pessoal
Priscila não gosta de ser chamada de metaleira
Acima de tudo e independente de qualquer coisa, o importante é não rotular nem criticar as pessoas e seus gostos. Afinal, ninguém tolera desse tipo de coisa. O estudante Marcel Soffo, 20, adora escutar rock e blues, mas não recrimina quem curte outros tipos de sons. "É complicado rotular as pessoas só pelo modo que se vestem ou pelo tipo de música que escutam", diz.

Apesar de se considerar uma metalhead, Julia diz que "ninguém tem o direito de criticar ninguém. Sou mente aberta o suficiente pra conseguir ouvir outros tipos de som, sem reclamar", diz. Já Priscila é mais radical e não admite ser rotulada de "metaleira", nem mesmo metalhead. "Não vivo, respiro e como heavy metal. Aprecio muito diversas bandas, mas não acho que posso me definir por elas", explica.

E não é porque você curte metal que não pode escutar nada que seja de outro estilo musical. Julia, por exemplo, gosta de tudo que engloba o rock e, de vez em quando, dá uma escapada para ouvir músicas pop. Já Priscila confessa gostar de música instrumental, clássica e até japonesa.

Mas o contrário também pode acontecer e, muitas vezes, quem está acostumado com músicas mais calmas acaba gostando dos sons mais pesados. É o caso de Jéssica Quinalha, 19. A estudante de jornalismo curte do rock ao clássico, mas admite gostar de algumas músicas de metal, como Disappear e Nothing Else Matters, do Metallica. "Não gosto de músicas em que não se entende nada. Gritar e berrar não é cantar. Mas já ouvi e ouço algumas músicas de heavy metal", diz.

Foto: Arquivo Pessoal
Jéssica tem gosto eclético
Não confunda os metalheads
Uma das piores coisas que você pode dizer a um metalhead é: "você é gótico?". Não, eles não são rivais, mas metalheads, góticos, punks etc. estão longe de ser a mesma coisa. Isso tudo porque essas tribos urbanas têm estilos, ideologias e filosofias diferentes. Conheça mais sobre os metalheads para não cometer uma gafe e confundi-los com outros estilos.

Adoradores do metal e suas vertentes, os metalheads podem ser reconhecidos pelo visual. As jaquetas e calças jeans ou de couro, camisetas pretas ou de banda, cintos, coturnos, braceletes e pulseiras são alguns dos artigos que verdadeiros metalheads têm no guarda-roupa. Além disso, eles costumam usar peças camufladas, que remetem ao militarismo e à luta pelos ideais.

Bruno Matos, 18, é metalhead assumido e diz que essa tribo não tem uma ideologia definida. "Depende de cada um, pois assim que é legal. No meu caso, o metal é como se fosse uma vitamina presente no meu corpo, que me dá energia. Quando deixo de escutar, fico nervoso, irritante e chato", conta.

Bruno afirma também que, diferente dos góticos - que possuem uma ideologia e um estilo de vida -, os metalheads podem ser definidos como simples adoradores de metal. Entre as bandas que inspiram essa tribo urbana, estão AC/DC, Gamma Ray, Deep Purple, Murderdolls, Dream Theater, Whitesnake, Judas Priest, Helloween e Primal Fear. Mas, dentro do metal existem muitas variações. Confira algumas delas:

? Death Metal: possuem um vocal bem grave e um som bastante pesado. Exemplo de bandas desse estilo são Death e Cavalera Conspiracy.

? Thrash Metal: tem vocais variados, que vão do grave até o agudo. Uma das características desse estilo são os longos solos. Slayer, Pantera, Megadeth e Metallica são alguns representantes do Thrash Metal.

? Heavy Metal: o estilo mais conhecido dentro do metal não é tão pesado como o Thrash e o Death Metal. Suas características são os vocais, que vão dos graves aos melódicos ou agudos, e os riffs pesados. Bandas famosas como Iron Maiden, Judas Priest e Ozzy Osbourne são exemplos do Heavy Metal.

? Black Metal: esse estilo é caracterizado pelo vocal gravíssimo e as letras satânicas. Exemplos de Black Metal são Venom e Cradle of Filth.

? Melodic Metal: Como o próprio nome já diz, esse estilo possui vocais mais melódicos e, algumas vezes, suaves. Angra, Helloween e Stratovarius são alguns exemplos.

Por que headbanger?
Headbanger, o nome dado aos adoradores do metal, remete à forma como eles costumam dançar enquanto ouvem ao estilo de música favorito: balançando (bang) a cabeça (head). Em shows de metal é muito comum vê-los dançando dessa forma, tanto é que esse é um dos símbolos dessa tribo urbana.

Agora que você já sabe que aqueles que curtem metal podem ser chamados de headbanger ou metalhead, evite chamá-los de metaleiros. Muitos não gostam nem um pouco da idéia.




*Metalhead ou headbanger são os nomes dados aos apreciadores do metal e suas vertentes.

Atualizado em 1 Dez 2011.