Foto: Sxc.hu |
![]() |
Já foi o tempo em que as garotas só ouviam músicas pop e baladas românticas. Hoje em dia, elas escutam de tudo um pouco. Os sons favoritos entre o público feminino variam bastante e vão do pagode ao metal. Isso mesmo, metal!
Esse estilo de música, que costumava atrair mais meninos do que meninas, conquistou muitas admiradoras e atualmente não é mais visto como música "só para garotos". Prova disso é que muitas das garotas que se renderam aos encantos do som aderiram ao estilo de forma completa e se tornaram metalheads ou headbangers*. Jaquetas e calças jeans ou de couro, camisetas pretas que podem ter estampas de banda ou não, coturnos e acessórios como cintos, braceletes e pulseiras são itens indispensáveis em seus guarda-roupas.
No entanto, tanta dedicação muitas vezes pode gerar um certo preconceito. Fã de bandas como Metallica e Megadeth, a estudante Julia Aparecida, 18, conta que muitas pessoas não acreditam que ela escute esse tipo de som. "Já me chamaram de doida e até me confundiram com o estilo gótico", diz.
Priscila Brito, 21, também não sai "ilesa" quando diz que gosta de escutar o som de bandas como Gamma Ray, Primal Fear e Dream Theater. A estudante de letras diz sofrer com "um certo estranhamento por parte das pessoas" em relação ao seu gosto musical. "O metal não é ´coisa do cão´ e não é só um vocal que parece um monstro. Tem muita técnica, reflexão e filosofia", explica.
Foto: Arquivo pessoal |
![]() |
Priscila não gosta de ser chamada de metaleira |
Apesar de se considerar uma metalhead, Julia diz que "ninguém tem o direito de criticar ninguém. Sou mente aberta o suficiente pra conseguir ouvir outros tipos de som, sem reclamar", diz. Já Priscila é mais radical e não admite ser rotulada de "metaleira", nem mesmo metalhead. "Não vivo, respiro e como heavy metal. Aprecio muito diversas bandas, mas não acho que posso me definir por elas", explica.
E não é porque você curte metal que não pode escutar nada que seja de outro estilo musical. Julia, por exemplo, gosta de tudo que engloba o rock e, de vez em quando, dá uma escapada para ouvir músicas pop. Já Priscila confessa gostar de música instrumental, clássica e até japonesa.
Mas o contrário também pode acontecer e, muitas vezes, quem está acostumado com músicas mais calmas acaba gostando dos sons mais pesados. É o caso de Jéssica Quinalha, 19. A estudante de jornalismo curte do rock ao clássico, mas admite gostar de algumas músicas de metal, como Disappear e Nothing Else Matters, do Metallica. "Não gosto de músicas em que não se entende nada. Gritar e berrar não é cantar. Mas já ouvi e ouço algumas músicas de heavy metal", diz.
Foto: Arquivo Pessoal |
![]() |
Jéssica tem gosto eclético |
Uma das piores coisas que você pode dizer a um metalhead é: "você é gótico?". Não, eles não são rivais, mas metalheads, góticos, punks etc. estão longe de ser a mesma coisa. Isso tudo porque essas tribos urbanas têm estilos, ideologias e filosofias diferentes. Conheça mais sobre os metalheads para não cometer uma gafe e confundi-los com outros estilos.
Adoradores do metal e suas vertentes, os metalheads podem ser reconhecidos pelo visual. As jaquetas e calças jeans ou de couro, camisetas pretas ou de banda, cintos, coturnos, braceletes e pulseiras são alguns dos artigos que verdadeiros metalheads têm no guarda-roupa. Além disso, eles costumam usar peças camufladas, que remetem ao militarismo e à luta pelos ideais.
Bruno Matos, 18, é metalhead assumido e diz que essa tribo não tem uma ideologia definida. "Depende de cada um, pois assim que é legal. No meu caso, o metal é como se fosse uma vitamina presente no meu corpo, que me dá energia. Quando deixo de escutar, fico nervoso, irritante e chato", conta.
Bruno afirma também que, diferente dos góticos - que possuem uma ideologia e um estilo de vida -, os metalheads podem ser definidos como simples adoradores de metal. Entre as bandas que inspiram essa tribo urbana, estão AC/DC, Gamma Ray, Deep Purple, Murderdolls, Dream Theater, Whitesnake, Judas Priest, Helloween e Primal Fear. Mas, dentro do metal existem muitas variações. Confira algumas delas:
? Death Metal: possuem um vocal bem grave e um som bastante pesado. Exemplo de bandas desse estilo são Death e Cavalera Conspiracy.
? Thrash Metal: tem vocais variados, que vão do grave até o agudo. Uma das características desse estilo são os longos solos. Slayer, Pantera, Megadeth e Metallica são alguns representantes do Thrash Metal.
? Heavy Metal: o estilo mais conhecido dentro do metal não é tão pesado como o Thrash e o Death Metal. Suas características são os vocais, que vão dos graves aos melódicos ou agudos, e os riffs pesados. Bandas famosas como Iron Maiden, Judas Priest e Ozzy Osbourne são exemplos do Heavy Metal.
? Black Metal: esse estilo é caracterizado pelo vocal gravíssimo e as letras satânicas. Exemplos de Black Metal são Venom e Cradle of Filth.
? Melodic Metal: Como o próprio nome já diz, esse estilo possui vocais mais melódicos e, algumas vezes, suaves. Angra, Helloween e Stratovarius são alguns exemplos.
Por que headbanger? Headbanger, o nome dado aos adoradores do metal, remete à forma como eles costumam dançar enquanto ouvem ao estilo de música favorito: balançando (bang) a cabeça (head). Em shows de metal é muito comum vê-los dançando dessa forma, tanto é que esse é um dos símbolos dessa tribo urbana. Agora que você já sabe que aqueles que curtem metal podem ser chamados de headbanger ou metalhead, evite chamá-los de metaleiros. Muitos não gostam nem um pouco da idéia. |
*Metalhead ou headbanger são os nomes dados aos apreciadores do metal e suas vertentes.
Atualizado em 1 Dez 2011.