Guia da Semana




Pequenos, aparentemente parecidos muffins e guardiões de um breve momento de prazer degustativo, os cupcakes são a pedida para qualquer hora do dia.

Eles são assados em pequenas forminhas e decorados, entre muitas combinações, com granulados e confeitos coloridos. Tradicional nos Estados Unidos, a receita original é feita à base de manteiga e glacê real. Aqui no Brasil, ganhou versões para encher os olhos de pequeninos e marmanjos.

A febre é tamanha que podem ser vistos dentro das lancheiras infantis, em aniversários, até casamentos modernosos - sendo uma opção no lugar dos pomposos bolos.

Confira alguns endereços de cupcakeria e leve a criançada para se deliciar com este bolinho.

São Paulo

Cake Land
Oferecem três tipos: tradicional, (que leva cobertura de glacê e confeitos coloridos), o personalizado (que leva cobertura de glacê ou ganache, confeitos, plaquinha comestível personalizada e lacinho na forminha), e artístico (com cobertura de pasta americana e personalização com bichinhos, bonequinhos). Os recheios de ganache de chocolate meio amargo, frutas vermelhas e pistache são alguns que fogem do convencional.



L
a Vie en Douce
Situado na Rua da Consolação, oferece nove sabores que variam entre o tradicional e o inusitado, como o Burned Banana, feita de massa de banana caramelada com topping de merengue queimado. O Pink Chocolate chama a atenção das meninas. O Carrie Carrot, bolo de cenoura com merengue, coberto por chocolate belga, agrada a diferentes paçadares. Os graciosos minicupcakes, vendidos a partir de R$3,50, possuem tamanho próximos a um brigadeiro.

Wondercakes
Inaugurada no final de 2009, a primeira cupcakeria de São Paulo segue a receita das melhores casas norte-americanas. Sabores como maçã com canela, brigadeiro de nozes e até de capim-santo enchem os olhos daqueles que flertam com os bolinhos expostos na vitrine.

Rio de Janeiro

Café Botânica
Os de chocolate e de baunilha listam no topo da preferência da criançada. Sob a batuta de Luis Eduardo Alves Costa, confeiteiro da casa, há outras opções de docinhos, cobertos de jujubas ou pasta americana. A maioria das receitas é de origem européia, feitos artesanalmente, tudo sai direto do forno, direto para a vitrine ou para a mesa da clientela.

Café Besi
Com sabores como chocolate e baunilha, as delicias vêm enfeitadas com confete de chocolate, jujubas ou pasta americana, feitos pelo confeiteiro da casa Luis Eduardo Alves Costa. Os pequenos bolos podem ser apreciados no café da manhã servido diariamente, acompanhados de sucos, iogurtes e frutas, ou no chá da tarde, após saborear alguns minissanduíches, biscoitinhos ingleses e outros quitutes.

Curitiba

Cupcake Company



A Cupcake Company é a primeira de Curitiba especializada nos bolinhos e por lá é possível degustar vários sabores como os de doce de leite, brigadeiro com nozes, frutas vermelhas e baunilha. Além dos cupcakes, o espaço oferece outros doces, salgados, bolos, tortas, cafés e bebidas especiais. Cada iguaria custa em média R$5,00 e quem preferir pode levar o pedido para casa.

Anote esta receita e faça junto com a garotada. É bem simples!

Receita

Para a massa:
125g de manteiga sem sal
100g de chocolate meio amargo em pedaços
300g de geléia de framboesa
150g de açúcar 2 ovos batidos
150g de farinha de trigo com fermento
12 forminhas de cupcakes e assadeira de cupcakes

Para a cobertura:
100g de chocolate meio amargo picado
100g de creme de leite framboesas para decorar

Modo de preparo:
Pré aqueça o forno a 180 C.
Derreta a manteiga numa panela, adicione o chocolate.
Quando derreter, misture a geléia, o açúcar e os ovos.
Quando estiver homogêneo, acrescentar a farinha.
Assar por 25 minutos.
Enquanto isso derreter o chocolate restante e adicionar o creme de leite.
Cobrir os cupcakes assim que estiverem frios e decorar com as framboesas.

* Fornecido pela cake design Gabriela Flauto, da Cake Land

Foto de abertura: Getty Images.
Fotos: Divulgação

Atualizado em 6 Set 2011.