Guia da Semana

Participantes do IQONS

A democratização da moda na internet atingiu o grau máximo. Depois que blogs de street style ganharam a rede com fotos de anônimos e comentários de leigos, chegou a vez de reunir todos os aficionados por estilo em um só lugar: IQONS. Febre entre estilistas, modelos, fotógrafos e fashionistas em geral, este Orkut ou MySpace da moda cria uma grande rede de intercâmbio entre seus associados.

Para participar, não é preciso ser convidado, basta entrar e criar o seu perfil gratuitamente. Entre as ferramentas disponíveis, estão álbum em flash que mostra até 27 fotos, vídeos, música, entre outras utilidades. Criado por Rafael Jimenez, Suran Goonatilake e Diane Pernet, o IQONS pretende promover a integração entre profissionais e interessados no mundo fashion, além de desenvolver projetos com a participação dos usuários.

A obscura Diane Pernet
Um deles é o You Wear It Well, festival de curta-metragens sobre moda, beleza e estilo que já está em sua segunda edição. Concorrem artistas do mundo todo, tanto os convidados pelos organizadores, quanto os selecionados por um júri especializado. Para quem ficou fora e quer muito participar, há o You Wear It Well/Got A Minute?, uma seleção especial com dez vídeos de um minuto para a abertura do evento.

Diane Pernet é editora de moda e, apesar de só usar roupas medievais, é uma das personalidades mais requisitadas no mundo fashion. Além do IQONS, ela possui o blog A Shaded View On Fashion (em português, um olhar sombrio sobre a moda)em que dá dicas culturais, como exposições, vernissages e eventos de arte de todo o tipo, com espaço aberto para comentários dos internautas.

As dicas de Pernet são para um público seleto e exigente. Seguindo essa tendência de segmentação, há também o Shoe Blogs. O famoso designer de sapatos Manolo Blahnik mostra desde modelos elegantes até inusitados, provando que um pé bem calçado faz toda a diferença no visual. Ligado no showbusiness, ele também comenta os looks de personalidades.

Os sapatos de Manolo
Já o Show Studio é a versão britânica do site de Érika Palomino. Notícias sobre moda, tendências, música, arte, enfim, espaço para tudo o que é hype e atual. A produção de conteúdo fica por conta dos mais de 300 colaboradores, entre eles fotógrafos, artistas plásticos, estilistas e até gente famosa, como a cantora Björk e a modelo Naomi Campbell.

Depois de revolucionar a música e a mídia, moda e comportamento não poderiam ficar inertes ao fenômeno digital. Hoje, sem sair de casa, é fácil estar por dentro do que há de mais novo no mundo fashion. O glamour das passarelas ainda existe, mas aquele que vê a moda em todos os lugares ao mesmo tempo, analisando e criando tendências, sai na frente.

Foto de capa: Ellus

Atualizado em 6 Set 2011.