Guia da Semana

Foto: Divulgação

Na sequência, Rodrigo (24), Kiki (25) e Julius (22) formam a banda U.K.

A trama de Edward, Bella e Jacob saltou das telonas direto para a vida real e fez de três anônimos um sucesso na internet. Os integrantes da banda U.K. são fãs da série teen e resolveram colher os louros de uma forma diferente. Formada por Henric, 25, Rodric, 24, e Julius, 22, a boyband surgiu de uma forma independente e emplacou na web com seu primeiro hit Eclipse acompanhado do clipe que hoje marca quase 200 mil visualizações no YouTube.

Com a fama dos bestsellers Crepúsculo, Lua Nova, Eclipse e Amanhecer, além de filmes, séries e programas de TV, não resta dúvida que os dentuços estão em alta. Partindo desse princípio, a banda montou seu estilo próprio. Unindo o pop, do qual os três são fãs, e um ar sombrio, criaram um ritmo intitulado darkpop. Ainda sem apresentações marcadas, o trio pretende ganhar as rádios, paradas de sucesso e, quem sabe, estampar uma de suas canções em um longa.

Vampiros independentes

O nome da banda partiu de uma brincadeira dos próprios integrantes. Segundo eles, quando estiveram na Inglaterra no século passado, onde foram mordidos e "tornaram-se vampiros". "Eu tinha uma boyband, mas não deu certo. Sempre tive o sonho de montar uma banda. Um dia, deitado na cama da minha irmã e pensando na vida percebi que precisava lutar por isso. Comecei a olhar os pôsteres do quarto dela e tinham vários dos atores do Crepúsculo. Como eu também gostava, comecei a juntar uma coisa na outra. Até que me veio na mente montar algo ligado a vampiros", comenta Henric.

Entre o gosto pelas aventuras de Edward, filmes como Entrevista com Vampiro e longas em preto e branco do Drácula, a banda só precisou de um toque pop para criar o hit Eclipse. A letra nasceu, claro, com inspiração na saga Crepúsculo, mas dessa vez, houve também uma outra motivação. "Na época que criei a música eu estava lendo o primeiro livro e me apaixonei por uma menina. Muitas coisas que estão na letra falam do que eu sentia no momento. Juntei a história do Edward e da Bella com a minha e acabei compondo a canção. Hoje não estou com ela, mas serviu de inspiração", recorda Henric.


A banda prepara atualmente outros hits e pretende montar um show

Depois da letra pronta, era hora de pensar em como produzir a melodia, já que nenhum dos três é músico. Com isso, vieram também as dificuldades. Por serem totalmente independentes e terem "nascido" sem um preparo, Henric comenta que precisaram contar com a colaboração de uma produtora. "Contamos com a ajuda na base da colaboração. Afinal, não temos verba para nada e até hoje não gastamos nada por conta da banda".

Darkpop?

O som deveria seguir um contexto, afinal, vampiros que se prezem não poderiam simplesmente sair por aí cantando qualquer estilo. A partir desse pensamento, nasceu o darkpop, conta Henric. "Quisemos colocar um ritmo dark, mais sombrio. E ao mesmo tempo atender a demanda do público teen. É uma mistura do gótico, com influência de bandas como Evanescence, Nightwish, junto com o estilo teen do Jonas Brothers e outras mais. Passamos algumas canções para a produtora e juntos escolhemos arranjos sombrios com uma batida pop".

Com letra e música na agulha, era hora de divulgar a imagem. Nesse momento, os jovens não tiveram dúvida: Crespúsculo. Usando os trajes, lentes e a mesma cor (branca) de pele, montaram um roteiro e tiveram a colaboração do tio de um dos integrantes para a produção e os efeitos do clipe. "A maior dificuldade é que não temos verba e com certeza sairia uma coisa amadora. Montamos o roteiro e gravamos tudo no Parque do Ibirapuera em dois dias. Não gastamos nada e demos muita sorte de ser reconhecido", afirma o trio.


O trio criou o gênero Darkpop que mescla o ritmos góticos e pop

Sem medo

Vinculados ao filme, o grupo não teme rótulos. Afinal, surgiram inspirados na história de Edward e não há possibilidade de fugirem disso. "Criar uma banda inspirada no estilo vampiro, quando o Crepúsculo está na moda, não tem como não ser tachado. Mas não importa muito. Por isso estamos fazendo um trabalho que honre o filme. Nossa imagem vampirica nós queremos manter para sempre e as músicas irão seguir também o gênero que nós criamos, o darkpop. Quem sabe mais pra frente não façamos um trabalho que vire trilha de um outro filme?", acredita a banda.

Para quem, da mesma forma que Henric, pretende criar uma banda e correr atrás dos sonhos, o aprendiz de vampiro deixa a dica. "É sempre acreditar. A todo momento irão aparecer barreiras e não adianta desistir. As vezes te botam para baixo e quem quer mesmo uma coisa deve derrubar as barreiras com cabeçadas. Quem não tem foco não vai para frente. Não importa se você não tem o dom, dinheiro, quem acredita e luta consegue".

A banda ainda não faz shows, pois não está com um repertório completo e as apresentações estão sendo montadas. Mas, para quem pretende conferir a performance do trio chupador de sangue, confira o vídeo da música Eclipse:


Atualizado em 1 Dez 2011.