Guia da Semana

Fotos: Palmer tatuador/ Divulgação

Sabe aquela tatuagem de ideograma que seu amigo fez e tudo mundo achou legal? O cara fala que desenhou o símbolo do guerreiro. Passado um tempo, ele encontra um oriental que pergunta: "Por que você escreveu PELADÃO nas costas?". Pode não parecer, mas isso é bastante comum. Principalmente no Brasil, onde muitos clientes costumam correr para os estúdios sem pensar (e pesquisar), deixando na mão dos tatuadores a responsabilidade total pelo desenho.

Segundo Ana Idza, do estúdio Cia da Tatto, a maioria das pessoas escolhem símbolos de outras nações por modismo, em vez de simpatia a uma filosofia ou cultura. "Cerca de 50% dos interessados me procuram para fazer ideogramas. Grande parte não quer nem saber o real significado. Acham bonitinho e tatuam".

Lição de casa
Palavras como paz, sabedoria, Deus e felicidade, são as mais freqüentes. Mas não na grafia ocidental. Para fugir do óbvio e dar um pouco mais de singularidade ao desenho, os clientes representam os temas através de outros idiomas. Por isso o kanji (ideograma japonês) é bastante procurado, utilizado geralmente para a tradução de frases e expressões.

Um ideograma simples custa a partir de R$ 100. Já uma cobertura de uma tatuagem pode custar até dez vezes o valor. Por isso, antes de escolher um ideograma, é sempre importante fazer uma pesquisa com quem entende do assunto.

Foi o que Isabella Lopez fez. A estudante sempre teve vontade de tatuar algo oriental. Após escolher um estúdio de confiança, ela desenhou um ideograma que representava "mulher" e "feminilidade". "Com medo de tatuar algo que significasse outra coisa, consultou uma senhora japonesa, que com propriedade no assunto, confirmou que o kanji estava correto.

Fotos: Anna Idza/Divulgação

Quem estuda
De acordo com Yoko Fujinoa, professora da Associação Cultural Brasil Japão (ACBJ), nem todos os nomes possuem uma tradução fiel em ideogramas. "Alguns são utilizados por aproximação. Eu já vi várias músicas japonesas na internet com letras erradas ou ao contrário. Por isso é preciso saber bem aonde buscar sua palavra em kanji, que por muitas vezes, podem ter mais de um tipo de escrita".

Ideogramas chineses também são bastante solicitados. A professora de mandarim Liang Yan conta que freqüentemente recebe consultas por e-mail, para fazer a tradução de palavras em português. "A China é uma cultura de mais de cinco mil anos, mas ainda é considerada nova para os brasileiros. Provavelmente essa é a razão pela qual ela provoque encanto e admiração". Segundo Liang, os principais problemas que encontra são letras com significado inexistente.

Quem tatua
Para evitar erros, a maioria dos estúdios mantêm catálogos de ideogramas. Em caso de dúvida, os profissionais costumam buscar outras fontes. Na opinião do tatuador Caio Augusto Cereja, a maior parte dos erros ocorre devido a pesquisas equivocadas. "Tatuadores erram por dois motivos: pesquisam em qualquer endereço eletrônico ou falham na hora do desenho, quando tentam deixar a obra mais bonita, alterando o significado dos ideogramas". Para evitar surpresas, Caio indica o site www.chinachiro.com

Fundador do estúdio Led´s Tattoo, em São Paulo, Sérgio Maciel é ainda mais precavido. "Já que é uma arte que vai ficar para sempre no corpo, quando não sei o significado do ideograma, recomendo um mestre japonês na Liberdade". O tatuador ainda assegura que a habilidade do profissional também conta, já que existe uma distância mínima entre um símbolo e outro para o sentido ficar correto.

Fotos: Caio Cereja/Divulgação

Quem já fez
Aderindo à idéia dos vizinhos do prédio, o contador Fábio Camposta tatuou um kanji representando "amizade". "Moro no meu prédio há 22 anos, com esses amigos. Para simbolizar nossa relação, seis pessoas desenharam o mesmo símbolo. Fiz mais pela empolgação, pois no caso de uma tatuagem, se você não faz na hora que você tem vontade, ela passa". Questionado sobre arrependimento, ele não hesita. "Fiquei tão satisfeito, que na hora em que estava fazendo o símbolo, pedi também para pintar um dragão".

O que fazer
Para evitar dores de cabeça posteriores e tatuagens frustradas, é sempre importante pesquisar bastante antes de procurar um estúdio. Conheça o trabalho do profissional e busque opiniões sobre lugares e pessoas confiáveis. Em relação a ideogramas, professores que entendam sobre a cultura e língua do país são os mais recomendados para falar sobre o assunto.

Sites para pesquisa de ideogramas:

www.chinachiro.com

www.dimarca.com.br

madeinjapan.uol.com.br

Estúdios de Tatuagens:

WTattoo
Endereço: Av. Doutor Rudge Ramos, 302 - São Bernardo do Campo.
Telefone: (11) 4368-6603.
Site: www.wtattoo.com.br

Lobão Tatuagem e Piercing
Endereço: Rua do Sacramento, 377, Rudge Ramos - São Bernardo do Campo - SP.
Telefone: (11) 4362-3346.

Led´s Tattoo
Endereço: Av. Ibirapuera, 3478, Moema - São Paulo.
Telefone: (11) 5561-2351.
Site: www.ledstattoo.com.br

Da Tribo Tatto
Endereço: Rua Augusta, 2212, loja 01 - Cerqueira César - SP.
Telefone: (11) 3061-9490.
Site: www.datribotattoo.com.br

Rufas Tatto
Endereço: Rua Frederico Guarinon, 440, Morumbi - SP.
Telefone: (11) 8975 - 2921.
Site: www.gigafoto.com.br/rufastattoo

Cia da Tattoo
Endereço: Rua Olegário Maciel, 175 B, - Barra da Tijuca - RJ.
Telefone: (21) 2492-4415.
Site: www.ciadatattoo.com.br

Helio Tatto
Endereço: Av Copacabana, 441/302, Copacabana - Rio de Janeiro.
Telefone: (21) 2256-9900.
Site: www.ciadatattoo.com.br

Beto Tatto
Endereço: Rua Xavier da Silveira, 40 / 305 - Copacabana.
Telefone: (21) 2267-9056.
Site: www.betotattoo.com.br

Atualizado em 6 Set 2011.