Guia da Semana



Cena que alterna entre o riso e uma enxurrada de suspiros, a natação para bebês é uma modalidade que transforma o pequeno no centro das atenções. Após nove meses "nadando" no ventre da mamãe, eles ganham a oportunidade de sentir a mesma sensação ao retornarem ao meio líquido.

Indicado a partir dos seis meses de idade, é importante não só pelo exercício físico, mas também pelo fortalecimento da saúde da criança. De acordo com a professora Mari Ferreira, da Escola Mundo Azul, a ambientação aquática oferece uma série de benefícios para eles, como o aumento da resistência às mudanças climáticas e demais fatores externos. "O contato com a água, somada aos exercícios aquáticos, fortalece todo o sistema respiratório, trazendo conforto e qualidade de vida também aos portadores de problemas desta natureza, por exemplo. Sem contar a melhoria na circulação sanguínea e o sono regulado", explica.

O maior diferencial, em comparação às atividades desenvolvidas para as demais faixas etárias, é a condução das atividades, onde os comandos são feitos com sinais muito sutis, na maioria das vezes ao som de cantos infantis.



Na academia Bem Me Quer Sports, especializada no trato com o público infantil, os pequenos acima dos dois anos participam das aulas em grupo. Neste caso, há um preparo metodológico para que a adaptação seja feita de acordo com este nicho. "A criança receberá fundamentos básicos como equilíbrio na água, deslocamentos, controle da respiração, visão subaquática, flutuação assistida, mergulho e entre outros. Neste nível, desenvolvemos a história da "Estrelinha que caiu no mar e precisou aprender a nadar". De maneira lúdica, apresentamos uma história envolvente onde elas convivem com vários amigos do mar", afirma Rinamari Galli Rodrigues, coordenadora do local.

A iniciação pode ser feita a partir dos seis meses de idade. A maioria das academias oferece aulas que podem contar com a participação dos pais, sendo esta uma oportunidade de interação e aproximação com os filhos.

As atividades duram aproximadamente 30 minutos, tempo necessário para o bebê se manter entretido e manter o pique para as próximas aulas.

Confira alguns locais:

Fórmula Academia
Contato: (11) 2197-7333

Bem Me Quer
Unidade Vila Olímpia (11) 3044-1108
Unidade Vila Mariana (11) 5573-6929

Escola Mundo Azul
Contato: (11) 3862 - 9060 /3862 - 9060

Cia Athletica
Contato: (11) 5506-3000

Fotos: Divulgação

Atualizado em 1 Dez 2011.