Guia da Semana

Foto: Sxc.HU


Ah, o Natal! Presentes, perus, presépios, bons velhinhos de vermelho... Para muitos, uma época mágica, esperada durante o ano todo. A família se reúne em volta da mesa, para celebrar, comer e falar sobre os acontecimentos de 2008. E aí mora o perigo: muitos familiares ao mesmo tempo, no mesmo lugar.

É claro que amamos nossa família, mas, às vezes, é difícil passar tanto tempo com eles, tão animados e conversadores. Aqueles parentes que vemos pouco querem saber como vamos na escola, qual carreira escolheremos, se estamos namorando. Se o(a) namorado(a) está junto então, aí é aquele desespero: todos querem falar com ele, perguntar quem é, o que faz... Tudo para se certificar de que é boa companhia.

Dependendo da extensão da família, talvez haja crianças correndo e gritando, senhores derrubando vinho na mesa, tios falando e rindo mais alto do que o necessário e até bebês chorando. Todos felizes e reunidos para as comemorações natalinas.

Na minha família, realizamos amigo-secreto em alguns anos e, conforme fui crescendo, acabei entrando na brincadeira uma vez ou outra, o que é uma sacanagem! Em vez de ganhar presentes de todos, ganhamos apenas de um (o que aumenta muito a chance de receber aquele presente de grego). Isso porque, às vezes, os adultos têm dificuldade de saber do que a gente gosta, que roupa a gente usa, os CDs que escutamos e os acessórios que nos agradam. No último Natal, ganhei dinheiro da minha avó. O motivo? "Assim você compra o que quiser e eu não erro!". Sábia pessoa, a Dona Sônia.

Tudo isso pode ser um sacrifício, especialmente quando somos adolescentes e temos menos paciência para reuniões familiares. Até porque, apesar do clima festivo, há aquela overdose "parentesca" que pode gerar desconfortos (e até desavenças) entres as pessoas.

Várias vezes ficamos entediados e até irritados com o encontro de Natal, mas também é preciso valorizar esta tradição e a proximidade com os parentes. Tentar abstrair e se divertir com as situações inusitadas, os papos esquisitos e até com as confusões é o melhor a ser feito. Até porque, vai dar tempo de sentir falta da bagunça até o ano que vem.

Leia também:

? Que namoro é esse?

? Crescer é mudar

? Um na mão ou dois voando

Quem é o colunista:Fernanda Carpegiani - Uma jovem enérgica que aproveita a vida de uma forma intensa e particular.

O que faz: Jornalista apaixonada.

Pecado gastronômico: Batata Frita.

Melhor lugar do Brasil: Ubatuba - São Paulo.

Fale com ela: [email protected]


Atualizado em 6 Set 2011.