Guia da Semana

Fotos: Gabriel Oliveira

Esqueça aquele nerd com espinhas no rosto, óculos fundo de garrafa, calça acima do umbigo, que joga videogame o dia inteiro. Essas pessoas agora são conhecidas como Geeks, e cada vez mais se afastam do estereótipo do CDF sem amigos. Com visual moderno, esses nerds da nova geração viram sua vida mudar quando a tecnologia ganhou status fashion, passando a ser uma tendência seguida por todo o tipo de tribo.

Onde vão

Sem faixa etária específica, um geek que se preza costuma atuar em áreas profissionais relacionadas à tecnologia. Fora do trabalho, a socialização geralmente acontece em encontros realizados em bares ou restaurantes, chamados de Nobs (nerds on beer), que traduzindo literalmente, significa nerds na cerveja. Para um Nob se tornar um evento oficial, é necessário obedecer a duas regras básicas: ele deve ser postado em algum lugar na internet e ser aberto para qualquer tipo de pessoa.

Entre as rodadas de cerveja (ou suco), não faltam smartphones, iPods, MP3 players minúsculos, videogames portáteis e notebooks (geralmente um Mac). É desse modo que eles se divertem, comentando sobre novidades do mercado tecnológico, em animadas rodas de bate-papo "offline". E assunto é o que não falta. "O encontro foi criado para pessoas que se conheceram pela internet se encontrarem ao vivo e baterem um papo. Não tem regra, o assunto é mulher, futebol, política, mas tem tecnologia também. Desde novidades em sites até bate papo normal de boteco", conta o organizador de Nobs, Marco Gomes, 22 anos.

Participando pela primeira vez de um Nob, a produtora Patrícia Souza, 20 anos, aprovou o encontro. "Eu pensava que o pessoal era chato, super certinhos, mas mudei totalmente minha visão. Já falamos sobre sobre livros, blogs, coisas que eu me interesso e gosto. É um clima de bate papo mesmo. Já conhecia, mas não vinha por um certo preonceito e agora pretendo continuar".

Nerd é a mãe!

Mas cuidado. Se você for a um encontro desses viciados em tecnologia, não chame ninguém de nerd, caxias, flanders, ou algo do tipo. Aliás, essa é uma galera que não gosta de ser rotulada. "Ser considerado um geek é algo muito subjetivo. Nos Estados Unidos, essa diferença é mais clara. Lá, o geek é uma cara cult, descolado, mas que curte séries de TV, enquanto o nerd é o cara que não sai de casa. No Brasil, os dois são considerados a mesma coisa. Antigamente era assim, hoje a gente socializa bastante", completa Marco.

Dicionário geek
? Epic: Dá destaque para algo legal ou ruim. "Ontem o show estava epic!"

? Fail: Uma coisa errada. "Tirei férias, mas fiquei doente. Fail.".

? Noob: Pessoa novata, com pouco conhecimento sobre algo relacionado à internet. "O cara é noob em programação."

? Pagerank: Originalmente, uma ferramenta usada para classificar páginas na internet. No geeknês, significa popularidade. "Com a nova namorada, o pagerank do Zolthar subiu."

Fotos: Gabriel Oliveira
Marco Gomes é um dos principais participantes dos Nobs

Tá por fora

Ao contrário do que muitos pensam, solidão e poucos dos amigos estão longe da vida de um geek. Em vez disso, cursos, passeios e baladas já estão inclusos na rotina dessa nova geração. Aliás, qualquer um pode ser um geek, como explica o estudante Fernando Mafra, freqüentador dos Nobs. "Curto tecnologia, internet, e gosto de sair, beber, e ir a festas ou encontros como os Nobs. Antigamente, nerd era o cara que estudava muito, só curtia invenção científica, RPG e ficava em casa cheio de espinha, óculos, mas com o passar do tempo esses temas se tornaram mais comuns".

E agora? Será que você é um deles?

Você é um geek?
? É fissurado por lançamentos tecnológicos e não dispensa um papo sobre o assunto? ? Acampar em uma floresta, sem eletricidade ou acessso à internet, lhe parece um pesadelo e não um passeio de férias?

? Coleciona SPAMs engraçados?

? Sabe porque "42" e AYBABTU são engraçados, e ainda ri de ambos?

? Considera Geek um elogio?

? Possui 30 contas de email e as checa com regularidade?

? Suas senhas tem 16 caracteres, misturam letras, número e símbolos e mesmo assim você lembra de todas?



Atualizado em 6 Set 2011.