Guia da Semana

Foto: Games Press


Desde os tempos mais remotos, a Nintendo vem surpreendendo. A cada dia, dos portáteis aos consoles, mesmo quando não era o videogame mais vendido, sempre fez frente aos grandes e nunca decepcionou em nenhum dos sentidos.

Já na sétima geração dos consoles, a Nintendo revolucionou com um videogame baseado nos movimentos que deixou o sedentarismo de lado e promove uma nova experiência para o jogador. Vendo isso, seus concorrentes tentaram imitá-la, mas não chegaram nem aos pés da originalidade da Nintendo.

Em 2011, a empresa mostra mais uma vez a sua genialidade. Na E3 ( Electronic Entertainment Expo) deste ano, foi apresentado o Wii U. O mais novo console da Nintendo mostrou um incrível design, principalmente de seus controles, que são a maior novidade.

Por estarmos na era dos tablets, a Nintendo conseguiu inovar: é no controle que tudo acontece. No novo Wii, o controle tem uma tela de 854 X 480 pixels e 6,8 centímetros, com uma imagem minimamente distorcida, mas que, ainda assim, traz uma imensa e agradável sensação ao usuário, porque ele tem a opção de jogar olhando para a tela da TV ou escolher jogar como se fosse um portátil. Alguns jogos utilizam as duas telas que, aliás, é touchscreen (sensível ao toque). O controle também poderá ser usado para navegar na internet, como comando de televisão. Vem com duas câmeras, dois controladores analógicos e quatros botões frontais, sendo Y,X,A,B (que saudade do Super Nes!). Além disso, pode ser usado para desenhar e muitas outras coisas.

Diferentemente de seu antecessor, o novo Wii U conta com a tecnologia Full HD, que já está presente no PS3 e no Xbox360 e, para estrear esta nova resolução, a Nintendo já preparou uma lista com diversos games que sairão junto com os consoles, como Darksides II, Dirt, Aliens Colonial Marines, Ghost Recon Online, Metro Last Light, Tekken, Ninja Gaiden e, como não poderiam faltar, os títulos mais esperados, Mario e Zelda.

Quem tem diversos jogos do antigo Wii não precisa se preocupar. Da mesma forma que o Wii aceitava jogo do Game Cube, o Wii U aceita jogos de seu antecessor. Ainda não há data exata para o lançamento do console, mas sabemos que será em 2012. Também há boas notícias para o Brasil, pois os grandes da Nintendo querem realizar um lançamento simultâneo com os Estados Unidos.

Agora só falta saber por quanto sairá esta nova brincadeira. Já há diversos relatos na internet que o console terá um preço modesto e não passará de R$ 1500 no seu lançamento, mas isso são só expectativas, baseadas em alguns e-shops que já disponibilizaram uma pré-venda do produto. Mas parece que eles não conhecem o Brasil, o país dos impostos, que não facilita em nada a vida dos gamers.

O processador no console será um multi-core da IBM, com memória flash interna e com possibilidade de expansão através de um SD, além de quatro entradas USB de 2.0. O que sabemos é que, mais uma vez, a Nintendo acertou e mostra que continua sendo a maior desenvolvedora de consoles no mundo! Totalmente recomendado!

Leia as colunas anteriores de Renan Rubio:

Dead Island

Assassin´s Creed Revelations

Parasite Eve 3rd Birthday

Quem é o colunista: Uma pessoa que leva games a sério.

O que faz: Programador de Jogos Digitais.

Pecado gastronômico: Pizza. Só paro de comer quando não aguento mais.

Melhor lugar do mundo: Igreja.

O que está ouvindo no carro, rádio, mp3: Eclético, mas escuto, principalmente, gospel.

Fale com ele: [email protected], siga seu Twitter ou seu blog.


Atualizado em 18 Dez 2012.