Guia da Semana



O assunto esta em alta, não há mais como evitar. Aliás, nem devemos! Pois, RECICLAR é colaborar com a vida de todo um planeta. Tenha isso em mente diariamente e, principalmente, conscientemente. Separar o lixo reciclável todos os dias é algo excepcional, faça-o. Porém, ter a consciência de que aqueles produtos que você compra no supermercado possuem embalagem reciclável... é melhor ainda!

Descobri esse lance de supermercado há pouco tempo. Evito passeios ao mercado, pois perco horas nas prateleiras pesquisando preços, olhando as novidades, vendo as calorias. Mas nesse dia, mesmo perdendo as tais horas, resolvi olhar com atenção a embalagem dos produtos que estava colocando no carrinho. Principalmente bolachas. Sim, aquelas bem recheadas, as mais deliciosas, só que ao terminar de devorar o pacotinho você olha a embalagem e descobre que ele NÃO pode ser reciclado! O tal papel metalizado possui substâncias químicas que ainda não podem ser reutilizadas. Nada de: Pare! Não coma esta bolacha nunca mais! Mas, quem sabe você possa encontrar um sabor igual, ou melhor, em outra embalagem, de outra marca, e que esta contenha o lindo selinho de material reciclável?!

Conhece o selinho? Para cada material há uma cor e um desenho diferente, mas todos seguem o mesmo estilo: setinhas que formam círculos, indicando que o produto pode ser reaproveitado. Dá uma olhadinha no pacotinho de bolacha que você está segurando agora, enquanto lê esta coluna. Procure o selinho, ele pode estar ao lado daquele que já estamos acostumados, o "jogue no lixo, por favor". Na maioria das vezes aparece na cor branca. Achou? Puxa, que bom, sinal de que a empresa está preocupada com o planeta.

Passei por isso há poucos dias, enquanto degustava uma bolacha com recheio de goiaba. Recuso-me falar o nome da marca, pois acho uma vergonha que uma empresa tão, tão grande não tenha esse tipo de responsabilidade. Como planejei um lixo especial para materiais recicláveis bem embaixo da minha mesa de trabalho, olhei a embalagem do alimento para conferir, antes de jogar. Quase caí da cadeira. Se arrependimento matasse... Nunca mais comi aquela bolachinha. Mudei de marca, de sabor, de atitude!

Algumas vezes as barrinhas de cereais vêm em caixas de papelão e não se pode olhar a embalagem interna, não tem jeito. Mas, se for possível, ao detectar a falta do selinho, procure mudar sua opção. E assim acontece com milhares de produtos que compramos, seja lá onde for. Dê atenção ao que você joga no lixo, pense duas vezes. E digo mais: lixo que pode ser reciclável jogado pela janela do carro é, digamos assim, ´um pecado´. Guarde em um daquelas mil buraquinhos que os carros normalmente possuem e depois você joga no lugar certo. Experimente uma semana de ações conscientes, você ficará viciado. A sensação de ajudar o planeta, mesmo que seja apenas fazendo a sua parte diariamente, é maravilhosa, acredite!

Para conhecer um pouco mais sobre o assunto, pois as informações são inesgotáveis:

www.recicloteca.org.br
www.grupopaodeacucar.com.br/meioambiente/
www.reciclaveis.com.br
www.radioeldorado.com.br/fm/pintoulimpeza/index.htm
Quem é a colunista: Tatiana Carboni

O que faz: Jornalista, Diretora da C+L Comunicação em Negócios e apaixonada por gatos.

Pecado gastronômico: Massas, Mc Donald´s e Io-Iô Cream (nossa, que gorda!)

Melhor lugar do Brasil: Minha cama, seja onde ela estiver, com meus dois gatos - Elga Maria e Bred Pit Augusto. Confesso que gostaria que minha cama estivesse em algum lugar entre Recife, Fortaleza e Salvador.

Fale com ela: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.