Guia da Semana

Foto: Getty Images

O hábito do estudo diário é algo que devemos desenvolver em nossas crianças desde a idade pré-escolar, momento no qual elas são estimuladas pelas circunstâncias e assimilam coisas novas gradativamente.

Nesta fase, é importante não interferir no aprendizado da criança e, sim, observar seus gostos e interesses, além de encorajá-las nos momentos adequados. Os horizontes de linguagem de seu filho podem ser expandidos ao fazê-lo ouvir canções e histórias regularmente. Isso despertará o prazer e o interesse pela leitura.

No processo de aprendizagem infantil, primeiro a criança aprende por meio da observação de modelos. Em um segundo momento, seu aprendizado se dá com a imitação desses modelos. Por fim, ela está apta a atuar por ela mesma. Assim, é essencial dar exemplos e realizar tarefas junto com elas, pacientemente, até que estejam prontas para tentarem sozinhas.

Para acompanhar o estudo de seu filho em casa, é importante estar disposto a sentar ao seu lado e realizar as tarefas juntos, até que ele esteja pronto para tentar sozinho. A partir daí, a atitude ideal deve ser a de não interferir e apenas observar, para que a criança realize as tarefas sozinha, sem precisar ser cobrada.

Algumas dicas podem ajudar no acompanhamento das lições em casa:

- Dê exemplos: para desenvolver o hábito de leitura em seus filhos, leia com eles e na frente deles. Mostre que essa é uma atividade prazerosa;

- Reserve um espaço para as atividades de estudo. Este deve ser um ambiente confortável e silencioso, sem estímulos concorrentes (como televisão, rádio etc);

- Evite dar as respostas prontas para as dúvidas de seu filho. Estimule-o a encontrar as respostas sozinho;

- Caso não consiga estar presente durante a resolução das tarefas de casa, dê uma olhada no material que ele fez para se certificar de que todas as atividades foram realizadas;

- Crie uma rotina de estudos em casa também. A disciplina e o estabelecimento de horários para a realização das tarefas ajudam a desenvolver o hábito de estudo;

- Procure acompanhar os estudos de seu filho com calma. Lembre-se de que ele está em processo de aprendizagem, e é preciso ter paciência para que os resultados apareçam.

E lembre-se: o mais importante é respeitar o ritmo com que a criança se desenvolve!

Quem é o colunista: Any Bicego Queiroz.

O que faz: Formada em Psicologia pela UNESP - Bauru, atua no Desenvolvimento de Capital Humano do Kumon Instituto de Educação como Analista de Treinamento.

Pecado gastronômico: Chocolate e sorvete.

Melhor lugar do mundo: A minha casa!

Fale com ela: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.