Guia da Semana

Foto: Getty Images

Engraçado como as férias passam rápido. Logo chega a hora de voltar às aulas. Professores novos, amigos novos, turma nova, tudo novo, ainda mais quando a gente muda de escola. Bate aquele frio na barriga e muitas dúvidas surgem: Como serão meus professores? Terei novos amigos? A minha nova sala vai gostar de mim? Será que vai ser difícil? O primeiro dia de aula se torna uma tortura!

Realmente tudo que é novo dá um certo medo. É meio estranho chegar na sala de aula e não conhecer quase ninguém. Todos ficam se olhando e imaginando como cada um deve ser. E é natural também ficarmos com medo de não agradar os outros. Eu sempre tinha medo de ficar sozinho, pois não conhecia ninguém. Mas, isso nunca aconteceu já que eu sempre encontrei pessoas legais e que estavam na mesma situação.

Os professores também são quase todos novos. Nós não sabemos se eles serão chatos, legais, bem humorados, bravos...são tantos que posso passar o dia aqui descrevendo cada um deles. Mas eles também sentem o mesmo que agente. Ficam meio apreensivos antes de entrar na sala e encarar uma nova turma. Uma vez conversando com um professor, ele me disse que todo começo de ano, ele fica inseguro e com medo de não agradar os alunos. Imagine que ele é um, e nós somos um grupo.

Quando mudamos de escola, o medo e a insegurança são ainda maiores. Já que, dificilmente encontraremos alguém conhecido. E cada colégio tem suas regras e sua rotina. No primeiro dia, sentimos como um peixe fora da água.

Mas afinal, isso é tão ruim quanto parece? Acredito que não, é normal ficarmos ansiosos e com medo. Mas, isso é só no primeiro dia. Depois de pouco tempo você já se acostuma com as novas pessoas, com os professores e com o novo espaço. Logo terá sua turma ou irá reencontrar seus antigos amigos. Não tenha medo do que as pessoas irão pensar. É claro que você não vai agradar todo mundo e nem todos irão te agradar. Muito rápido você encontrará um grupo em que todos se identificam.

Pense que será uma nova etapa. Será muito legal conhecer pessoas novas, com novas ideias, novos romances e tudo mais. E com relação ao professores, é obvio que terão os chatos e os legais, mas serão novas experiências e novos aprendizados. Imagine que chato seria se todos os anos de sua escola fossem iguais. Aproveite muito o seu novo ano letivo, pois ele passará muito rápido e você nem irá perceber.

Quem é o colunista: Diego Aquino.

O que faz: Estudante de Jornalismo.

Pecado Gastronômico: Pizza.

Melhor Lugar do Brasil: Porto Seguro.

Para Falar com ele: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.