Guia da Semana

Foto: Getty Images

Começou o ano novo. Logo começarão as aulas. Após visitas e pesquisas para escolher a melhor escola para seu filho, chega o dia tão esperado, o início de uma nova fase, hora de ampliar os horizontes, brincar, aprender e fazer novos amigos.

Os primeiros dias na escola podem gerar ansiedade e expectativa para os pais e crianças.

Mas com calma, diálogo e bom senso, é possível diminuir esses sentimentos.

- Antes de tudo, os pais devem estar tranquilos quanto à escolha da escola e da equipe a quem estão confiando seus pequenos. Toda a ansiedade dos adultos é transferida para a criança.

- Para crianças que ficarão na escola no sistema de período integral, é importante que se comece aos poucos, iniciando com duas horas no primeiro dia e aumentando durante a semana.

- Algumas escolas, principalmente as de Educação Infantil, promovem a participação dos pais no primeiro dia, como forma de integrar a família toda ao novo espaço e rotina. Porém, a presença dos pais deve ser apenas um apoio. A proposta de que aquele espaço é das crianças e que elas é que irão interagir com os amigos e professores deve ser bem clara para eles.

- Cuidado: é muito comum que alguns pais mais ansiosos "tomem a frente", querendo fazer o que cabe aos profissionais do colégio, o que acaba atrapalhando as atividades. Procurem se manter neutros. Entendam que a rotina na escola não será a mesma de casa, portanto, devem confiar na equipe que escolheram e em suas decisões. Caso tenham dúvidas, os pais devem conversar com os professores e direção ao final das atividades.


- É muito importante ter consciência de que a adaptação à nova escola é diferente para cada criança: enquanto algumas entram, dão "tchauzinho" para os pais e vão brincar sem a menor cerimônia, outras podem sentir um pouco mais de insegurança, querendo a presença dos adultos junto a elas e até chorando e negando-se a entrar. Esta adaptação envolve a criação de novos vínculos com as pessoas que farão parte da vida delas a partir deste momento. Vínculos, principalmente os afetivos, não se criam da noite para o dia e sim, com a convivência e conhecimento. Assim, é normal que algumas crianças demorem um pouco mais para adaptar-se. Por isso é tão importante o apoio emocional da família, em conjunto com a escola, conversando, acertando detalhes sobre a personalidade da criança, o que ela gosta e não gosta, suas manias e inseguranças.

- Nunca esquecer de mostrar à criança o lado positivo da nova fase. Se não concordar com algo sobre a rotina, não comente na frente dela, deixe para conversar com a direção e professores.


- Procure participar sempre da vida escolar de seu filho. Converse e demonstre interesse sobre a escola. Mas cuidado, evite interrogatórios, que podem gerar um desgaste sobre o assunto. Converse com naturalidade, conte suas experiências quando ia à escola e espere que seu filho fale. Se ele não quiser falar, respeite!

- Para as famílias que mantém uma pessoa de confiança para deixar e buscar a criança na escola, uma última dica: procure, pelo menos uma vez a cada dez dias, levar ou buscar seu filho, pois este é um momento importante de participação, quando poderá conversar com os professores, entrar na escola, ver os trabalhinhos expostos e fazer comentários e conhecer os amiguinhos.

Quem é a colunista: Cláudia Fernanda Venelli Razuk.

O que faz: Pedagoga e coordenadora do colégio Itatiaia.

Pecado gastronômico: Se é pecado, melhor não comer! Saborear o que eu gosto com prazer e sem culpa, é essencial.

Melhor lugar do Mundo: Minha casa, com meu marido e filhos e em qualquer lugar rodeada dos verdadeiros amigos.

Fale com ela: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.