Guia da Semana

Foto: Divulgação


Passaportes carimbados e passagem liberada para a viagem por uma das mais clássicas histórias infantis de todos os tempos. Em um espaço de 300m² montado na Praça Erico Verissimo do Shopping Iguatemi, em Porto Alegre, a exposição O Pequeno Príncipe faz com que o universo mágico criado pelo escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, em 1943, fique um pouco mais perto da realidade dos adultos que guardam a obra na memória e dos pequenos que acabaram de conhecer o livro que ocupa o lugar de terceiro mais vendido do mundo, com cerca de 134 milhões de cópias.


Dividida em seis módulos, a mostra foi criada por uma designer apaixonada pelo conto do aviador que, perdido no deserto após um acidente, é resgatado por um misterioso menino que lhe ensina a encarar a vida a partir de um novo olhar. Responsável pelos direitos do livro O Pequeno Príncipe no Brasil, a curadora da mostra homônima e amiga da família de Exupéry, Sheila Dryzun, montou a exposição com o objetivo de compartilhar as histórias do autor com o público e convidar crianças e adultos a conhecerem ou relembrarem o livro.


- Meu desejo é que as pessoas se sintam dentro da história, que tenham a chance de chegar perto do campo de trigo, ver a raposa em sua toca, desenhar um carneiro para o Pequeno Príncipe... A exposição é um convite para que o público explore o livro e se descubra nele, pois trata-se de uma obra que, a cada leitura, revela novos detalhes e novas histórias.


Além de recuperar o clássico infantil, a exposição busca despertar sentimentos e valores nobres nos visitantes, a partir de temas como amizade, tolerância, sustentabilidade e solidariedade.


Em cartaz até o dia 7 de agosto, a mostra pode ser visitada de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 11h30min às 22h. As novas experiências com O Pequeno Príncipe, porém, não terminam por aí. No hotsite www.iguatemiportoalegre.com.br/pequenoprincipe é possível acessar mais informações sobre o livro e sobre a exposição, além de participar de um concurso cultural e brincar com o personagem. No Guia da Semana (www.guiadasemana.com.br) os internautas também podem conferir mais fotos e todas as informações sobre a mostra.


Foto: Divulgação


Avião no Deserto - Exupéry foi um experiente aviador e aventureiro. Em 1935, ao tentar fazer a rota que ligaria Paris a Saigon, o piloto-poeta sofreu um acidente que o fez ficar três dias perdido no deserto do Saara, sem comida nem água, até ser resgatado por um beduíno. Foi nesse momento que o escritor criou O Pequeno Príncipe. No início da exposição, o público encontra uma miniatura do avião de Exupéry e descobre um pouco mais sobre a aventura que deu origem ao livro.


Revoada de Pássaros - Em um ambiente fechado, imagens das aquarelas do livro são projetadas em tecido por meio da tecnologia wii, para reproduzir a revoada de pássaros que levou o Pequeno Príncipe até o local onde estava o corajoso aviador.


Foto: Divulgação


Asteroide B612 - Parte do minúsculo planeta onde vive o protagonista da história vira refúgio para as crianças que visitam a exposição. De cima da instalação, os pequenos assistem a um vídeo sobre a vida de Exupéry e participam da leitura de uma edição interativa da obra, com ajuda das monitoras do evento.


Foto: Divulgação


Torre Eiffel - Uma réplica de 10m de altura da famosa torre francesa faz parte da exposição para relembrar os anos em que Exupéry viveu em Paris. Junto dela, o Pequeno Príncipe se vê rodeado por dúzias de rosas como aquela que se torna sua grande amiga no conto do autor francês.


Foto: Divulgação


Caixa de Desenhos - A frase "Por favor, desenha-me um carneiro" é a ordem nesse espaço interativo da mostra. Diariamente, uma nova "caixa" com paredes brancas é montada no local para que os visitantes desenhem, rabisquem e esbocem seus próprios carneiros (ou o que mais a imaginação da criançada ousar), assim como o piloto perdido fez ao atender o pedido do frágil príncipe.


Toca da Raposa - Importante personagem da história de Exupéry, a raposa é um símbolo da amizade. Em meio a um campo de trigo (que lembra os cabelos do Pequeno Príncipe), a raposa dispara uma série de frases clássicas do conto, entre elas, a que diz que "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas".

Atualizado em 18 Dez 2012.