Guia da Semana

Foto: Getty Images



Desde a primeira entrevista para consultoria familiar, percebo uma grande preocupação dos pais a respeito da segurança dos filhos. Eles me relatam que escutam histórias, assistem ao noticiário e ficam alarmados com a violência presente em nossa sociedade.

No entanto, acredito que muito do que hoje acontece se dá pela falta de cuidados, tão essenciais à segurança dos filhos. Quando a criança ingressa na escola ou quando a família contrata uma babá, certos cuidados podem contribuir para a segurança dos pimpolhos.

Ao escolher uma escola sugiro que: Verifiquem os procedimentos para a entrada e saída das crianças. Caso a escola possua um recuo para os carros ou um porteiro/segurança presente nesses momentos, ótimo! Se não, verifique se existem horários determinados para entradas e saídas das crianças e se algum funcionário da escola recebe-as, para agilizar esses períodos.

Explique ao seu filho que esse momento deve ser o mais breve possível. Combine de conversar como foi o dia dele na escola quando já estiverem dentro do carro, por exemplo. Nunca deixe o veículo aberto e com chaves na direção. Não converse no celular durante esses momentos, toda atenção é necessária.

Caso a escola não possua um cadastro de pessoas que estão autorizadas a buscar seu filho, proponha isso e combine que quando a titia for buscar o seu filhote, você ligará autorizando antes. Mesmo que a titia já esteja nesse cadastro.

Converse com a direção da escola a respeito do grupo de funcionários que lá trabalham. Tire dúvidas sobre o processo de contratação e qualificação dos mesmos.

Ao contratar uma babá, os cuidados com a segurança devem seguir o mesmo rigor: Certifique-se que os dados do currículo da babá correspondem à realidade. Peça referências de outros empregos e converse abertamente com os ex-patrões.

Combine com a babá o que ela deve e não deve fazer com seu filho. Faça uma rotina diária para ela e você se orientar. Forneça telefones de membros da família e números de emergência (pediatras, resgate, taxistas, polícia, etc.), para que ela saiba o que fazer quando necessário.

Caso a babá atenda telefones na residência, nunca deverá fornecer informações pessoais como nome de algum membro da família, celulares, horário que está em casa e endereço. Oriente que as crianças não podem atender ao telefone. Uma criança pode fornecer ingenuamente importantes informações a pessoas mal intencionadas.

Se a babá leva seu filho para passear ou para a escola, oriente para não conversar com estranhos na rua e nunca fornecer informações sobre qualquer coisa referente à criança e a família.

Durante o trajeto, a babá deverá levar somente o necessário para não portar bolsas ou carteiras. A atenção da babá é toda da criança. Não é apropriado ficar conversando com outras babás enquanto a criança brinca sozinha, por exemplo.

Pequenos hábitos e cuidados podem propiciar uma vida mais segura, sem ter que abdicar do convívio das crianças na sociedade.

Quem é a colunista: Filósofa e educadora. Criadora da empresa Babá Ideal.

O que faz: Orientação familiar e cursos personalizados para babás

Pecado Gastronômico: Panetone.

Melhor lugar do mundo: Qualquer um, ao lado da minha família!

Fale com ela: antoniele @babaideal.com.br ou acesse seu site

Atualizado em 6 Set 2011.