Foto: Getty Images |
![]() |
De acordo com especialistas, na hora de decidir qual a melhor escola para seu filho, você deve ficar de olho em: *
* Segurança
- As escolas devem manter funcionários em todos os espaços nos quais haja circulação de alunos, principalmente nas portarias.
- É importante que um segurança seja contratado para fazer plantão na porta do colégio.
- Verifique se há câmeras de segurança, qual o alcance, se as imagens são gravadas e se ficam armazenadas.
- Pergunte se as salas ficam trancadas na hora do intervalo e como é feita a fiscalização dos corredores.
- Questione como é feito o monitoramento do pátio nos intervalos.
- Pergunte se os intervalos são divididos por faixa etária e se os horários de entrada e saída também são diferenciados.
* Conteúdo Pedagógico
- O conteúdo deve estar adequado à faixa etária da criança e do adolescente.
- Peça para assistir a uma aula antes de efetuar a matrícula.
- Olhe as datas de editoração dos livros utilizados pelo colégio.
- Questione sobre a atualização periódica das apostilas e do material didático.
- Veja de que forma os projetos de pesquisa são propostos, estimulados e avaliados.
* Valores e Princípios
- Verifique se o colégio transmite aos alunos valores como amor, respeito, integridade, solidariedade, companheirismo e tolerância.
- Pergunte como a instituição trata temas polêmicos, se os assuntos são abordados de forma clara e aberta, se todos são ouvidos e conseguem se expressar.
- Veja se a escola possui ou apoia algum projeto social e como os alunos podem participar dele.
? Pergunte se os alunos recebem noções de preservação ambiental, se há horta e se os conteúdos são trabalhados em sala de aula e nos laboratórios.
- Questione a escola sobre as políticas em caso de atraso. Veja se valoriza o diálogo, se avalia as justificativas ou se é simplesmente punitiva. No caso de atrasos recorrentes e injustificados, as punições devem ser previamente sinalizadas.
* Professores
- Fique atento à formação dos professores, à experiência e à educação continuada. O tempo de trabalho na instituição também é um bom termômetro.
- Pergunte como os professores fazem o acompanhamento dos alunos com dificuldades de aprendizagem e se a escola dispõe de um profissional especializado nesse segmento.
- Veja se cada curso possui uma Orientadora Educacional - profissional que acompanha o desenvolvimento dos alunos.
- Verifique de que maneira os professores e a escola incentivam a leitura: se há projetos voltados a esse incentivo e se os professores são preparados para esse enfoque.
- Pergunte como professores avaliam os alunos, como o desempenho é mensurado, se há feedback, se a avaliação é contínua ou apenas bimestral.
- Questione de que forma os professores participam do projeto pedagógico.
- Pergunte como a escola valoriza os profissionais, como os reconhece e quais as políticas de retenção.
* Infraestrutura
- O espaço deve ser adequado ao número de alunos, com laboratórios de estudo, salas espaçosas e arejadas, área que incentive o esporte e cantina que estimule a convivência.
- Os playgrounds devem ser seguros e supervisionados. Veja se os brinquedos não possuem pontas, ferrugem, se não estão quebrados e quantas crianças usam o espaço simultaneamente.
- Pergunte se o colégio conta com enfermaria, como administra medicamentos e como age em caso de emergência.
- Questione o número de alunos por sala de aula. O ideal é que tenham na Educação Infantil, até 20 alunos;no Ensino Fundamental I, até 25 alunos; no Ensino Fundamental II, entre 30 e 35 alunos; e no Ensino Médio, entre 35 e 38 alunos.
- Veja que atividades extracurriculares a escola oferece e de que forma elas ajudam no desenvolvimento do aluno. Questione se o colégio oferece também atividades extra-escola, como passeios, excursões, palestras e visitas a bibliotecas.
- Confira se a escola oferece bibliotecas adequadas para cada nível de ensino. Pergunte a quantidade de livros, se todas as áreas de conhecimento são atendidas, se há espaço para estudo e trabalhos, se os materiais são atualizados, qual o número de exemplares disponíveis e se há jornais e revistas. Verifique também se o sistema é informatizado e como é feito o controle dos empréstimos.
- Confira se a literatura básica proposta é composta por sugestões variadas, desde livros paradidáticos de autores nacionais e internacionais até sites, jornais e revistas.
- Verifique se a escola tem laboratórios básicos como de Informática e Ciências, e se os responsáveis por esses espaços têm qualificação para orientar e ensinar os alunos. Confira se são realmente usados pelos alunos, com que frequência e se existe a possibilidade de utilização fora do turno escolar; para trabalhos, por exemplo.
- Pergunte sobre os equipamentos e o uso da tecnologia na escola. Verifique se há TV, DVD, retroprojetores e computadores, e se eles são utilizados para complementar as aulas e o aprendizado.
- Olhe a cantina e o refeitório da escola. Pergunte se o colégio oferece aos alunos uma alimentação balanceada, se conta com a supervisão de nutricionistas e se os produtos servidos na cantina são prioritariamente assados.
- Verifique se o colégio tem estacionamento próprio e como são feitas a entrada e a saída dos alunos. A entrada deve ser supervisionada para garantir a segurança das crianças e das famílias.
* Outros Pontos:
- O ideal é que a escola esteja em um raio de até 15 km de casa ou próximo ao trabalho dos pais. Verifique também a disponibilidade de transporte público nos arredores.
- Não deixe de perguntar o valor da mensalidade e de analisar se condiz com a estrutura e a qualidade oferecidas.
- Pergunte qual a política de reajuste dos valores e os procedimentos em caso de inadimplência.
- A carga horária média semanal deve ser: Educação Infantil: 22 aulas; Ensino Fundamental I: 28 aulas; Ensino Fundamental II: 30 aulas; Ensino Médio: 37 aulas.
- Verifique a comunicação visual da escola: projetos expostos, trabalhos, murais etc.
- Avalie de que maneira a instituição usa o lúdico em todas as fases da aprendizagem.
* Colaboraram as especialistas Celia Godoy, pedagoga, mestre em Psicologia Social e especialista em Supervisão Escolar, Orientação Educacional e Recursos Humanos; Maria Martinez Lima, pedagoga, psicopedagoga, psicóloga, diretora pedagógica e coordenadora do Ensino Médio do Colégio Batista Brasileiro, e Neide Noffs, pedagoga, psicodramatista, doutora na área de educação e coordenadora do curso de Psicopedagogia da PUC-SP.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Atualizado em 6 Set 2011.