Guia da Semana

Foto: Getty Images

De acordo com especialistas, na hora de decidir qual a melhor escola para seu filho, você deve ficar de olho em: *

* Segurança

- As escolas devem manter funcionários em todos os espaços nos quais haja circulação de alunos, principalmente nas portarias.

- É importante que um segurança seja contratado para fazer plantão na porta do colégio.

- Verifique se há câmeras de segurança, qual o alcance, se as imagens são gravadas e se ficam armazenadas.

- Pergunte se as salas ficam trancadas na hora do intervalo e como é feita a fiscalização dos corredores.

- Questione como é feito o monitoramento do pátio nos intervalos.

- Pergunte se os intervalos são divididos por faixa etária e se os horários de entrada e saída também são diferenciados.


* Conteúdo Pedagógico

- O conteúdo deve estar adequado à faixa etária da criança e do adolescente.

- Peça para assistir a uma aula antes de efetuar a matrícula.

- Olhe as datas de editoração dos livros utilizados pelo colégio.

- Questione sobre a atualização periódica das apostilas e do material didático.

- Veja de que forma os projetos de pesquisa são propostos, estimulados e avaliados.


* Valores e Princípios

- Verifique se o colégio transmite aos alunos valores como amor, respeito, integridade, solidariedade, companheirismo e tolerância.

- Pergunte como a instituição trata temas polêmicos, se os assuntos são abordados de forma clara e aberta, se todos são ouvidos e conseguem se expressar.

- Veja se a escola possui ou apoia algum projeto social e como os alunos podem participar dele.

? Pergunte se os alunos recebem noções de preservação ambiental, se há horta e se os conteúdos são trabalhados em sala de aula e nos laboratórios.

- Questione a escola sobre as políticas em caso de atraso. Veja se valoriza o diálogo, se avalia as justificativas ou se é simplesmente punitiva. No caso de atrasos recorrentes e injustificados, as punições devem ser previamente sinalizadas.


* Professores

- Fique atento à formação dos professores, à experiência e à educação continuada. O tempo de trabalho na instituição também é um bom termômetro.

- Pergunte como os professores fazem o acompanhamento dos alunos com dificuldades de aprendizagem e se a escola dispõe de um profissional especializado nesse segmento.

- Veja se cada curso possui uma Orientadora Educacional - profissional que acompanha o desenvolvimento dos alunos.

- Verifique de que maneira os professores e a escola incentivam a leitura: se há projetos voltados a esse incentivo e se os professores são preparados para esse enfoque.

- Pergunte como professores avaliam os alunos, como o desempenho é mensurado, se há feedback, se a avaliação é contínua ou apenas bimestral.

- Questione de que forma os professores participam do projeto pedagógico.

- Pergunte como a escola valoriza os profissionais, como os reconhece e quais as políticas de retenção.


* Infraestrutura

- O espaço deve ser adequado ao número de alunos, com laboratórios de estudo, salas espaçosas e arejadas, área que incentive o esporte e cantina que estimule a convivência.

- Os playgrounds devem ser seguros e supervisionados. Veja se os brinquedos não possuem pontas, ferrugem, se não estão quebrados e quantas crianças usam o espaço simultaneamente.

- Pergunte se o colégio conta com enfermaria, como administra medicamentos e como age em caso de emergência.

- Questione o número de alunos por sala de aula. O ideal é que tenham na Educação Infantil, até 20 alunos;no Ensino Fundamental I, até 25 alunos; no Ensino Fundamental II, entre 30 e 35 alunos; e no Ensino Médio, entre 35 e 38 alunos.

- Veja que atividades extracurriculares a escola oferece e de que forma elas ajudam no desenvolvimento do aluno. Questione se o colégio oferece também atividades extra-escola, como passeios, excursões, palestras e visitas a bibliotecas.

- Confira se a escola oferece bibliotecas adequadas para cada nível de ensino. Pergunte a quantidade de livros, se todas as áreas de conhecimento são atendidas, se há espaço para estudo e trabalhos, se os materiais são atualizados, qual o número de exemplares disponíveis e se há jornais e revistas. Verifique também se o sistema é informatizado e como é feito o controle dos empréstimos.

- Confira se a literatura básica proposta é composta por sugestões variadas, desde livros paradidáticos de autores nacionais e internacionais até sites, jornais e revistas.

- Verifique se a escola tem laboratórios básicos como de Informática e Ciências, e se os responsáveis por esses espaços têm qualificação para orientar e ensinar os alunos. Confira se são realmente usados pelos alunos, com que frequência e se existe a possibilidade de utilização fora do turno escolar; para trabalhos, por exemplo.

- Pergunte sobre os equipamentos e o uso da tecnologia na escola. Verifique se há TV, DVD, retroprojetores e computadores, e se eles são utilizados para complementar as aulas e o aprendizado.

- Olhe a cantina e o refeitório da escola. Pergunte se o colégio oferece aos alunos uma alimentação balanceada, se conta com a supervisão de nutricionistas e se os produtos servidos na cantina são prioritariamente assados.

- Verifique se o colégio tem estacionamento próprio e como são feitas a entrada e a saída dos alunos. A entrada deve ser supervisionada para garantir a segurança das crianças e das famílias.


* Outros Pontos:

- O ideal é que a escola esteja em um raio de até 15 km de casa ou próximo ao trabalho dos pais. Verifique também a disponibilidade de transporte público nos arredores.

- Não deixe de perguntar o valor da mensalidade e de analisar se condiz com a estrutura e a qualidade oferecidas.

- Pergunte qual a política de reajuste dos valores e os procedimentos em caso de inadimplência.

- A carga horária média semanal deve ser: Educação Infantil: 22 aulas; Ensino Fundamental I: 28 aulas; Ensino Fundamental II: 30 aulas; Ensino Médio: 37 aulas.

- Verifique a comunicação visual da escola: projetos expostos, trabalhos, murais etc.

- Avalie de que maneira a instituição usa o lúdico em todas as fases da aprendizagem.


* Colaboraram as especialistas Celia Godoy, pedagoga, mestre em Psicologia Social e especialista em Supervisão Escolar, Orientação Educacional e Recursos Humanos; Maria Martinez Lima, pedagoga, psicopedagoga, psicóloga, diretora pedagógica e coordenadora do Ensino Médio do Colégio Batista Brasileiro, e Neide Noffs, pedagoga, psicodramatista, doutora na área de educação e coordenadora do curso de Psicopedagogia da PUC-SP.









Atualizado em 6 Set 2011.