Foto: Getty Images |
![]() |
Chega a hora de prestar o vestibular. O nervosismo e o medo tomam conta de nós. E ainda há alguns empecilhos que dificultam mais nossa chegada até a universidade. O Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, era para ser um facilitador no momento de entrar em uma instituição de ensino, porém, esse ano, nem todas as faculdades aproveitarão essa nota.
É difícil escolher o curso que faremos, pois são muitas as opções. Parece que, a cada dia, acordamos com uma ideia nova, mas ficamos com o pé atrás, já que é algo para a vida inteira. E ainda temos de escolher em qual universidade que iremos prestar.
Todos sabem que entrar em uma universidade pública não é nada fácil. A concorrência é grande e os concorrentes estão sempre muito bem preparados. Já as particulares são caras, e nem todos podem pagar as mensalidades cobradas. Também há o prestígio de estudar em instituições públicas, já que existe um grande reconhecimento sobre elas.
Para chegar às melhores universidades muitos usam o resultado do Enem. A nota que você tira nesse exame é somada a do vestibular que você prestou. Porém nem, em 2010, nem todas as faculdades aceitarão essa nota. Segundo elas, existe um problema de datas entre as provas e assim não terá como utilizar a avaliação do Enem.
Poxa vida! E agora? Bom, o melhor mesmo é estudar muito. E acreditar que dá para entrar na universidade com ou sem o Enem. Conheço muitas pessoas que entraram em boas instituições sem a prova e sem cursinho, apenas estudando bastante. E se você não passar dessa vez, sempre há outras chances. O importante é não desistir e acreditar em si.
Leia as colunas anteriores de Diego Aquino:
Enfim, as férias!
Não faz bem para ninguém
Difícil situação

O que faz: Estudante de Jornalismo.
Pecado Gastronômico: Pizza.
Melhor Lugar do Brasil: Porto Seguro.
Para Falar com ele: [email protected] ou o siga no twitter
Atualizado em 6 Set 2011.