Guia da Semana





















A escolha do futuro profissional pode ser considerada um dos principais desafios na vida dos adolescentes. Distinguir os caminhos, afinidades, sonhos e realizações, sem dúvidas, não é uma certeza que surge de um dia para o outro. Pelo contrário, optar por uma área de atuação é assumir uma responsabilidade sem precedentes, que mais cedo ou mais tarde poderá responder por possíveis triunfos ou frustrações.

Em meio às dúvidas, métodos como os testes vocacionais, orientações e outras formas de direcionamento ajudam os jovens a encontrar ou começar a identificar alguma área de interesse. Contudo, é preciso ressaltar que tais procedimentos não podem ser encarados como uma "verdade absoluta" ou então se tornar fator determinante na escolha dos adolescentes.

Especialista no assunto, a psicóloga Kátia Teixeira ressalta a importância do testes vocacionais, que agem como peça fundamental neste processo de escolha. Porém, ela faz algumas ressalvas em relação aos métodos adotados, como as tradicionais provas, entrevistas, testes on line ou outros tipos de abordagens, que pela falta de profundidade podem acabar confundindo os estudantes.

E ao contrário do que habitualmente acontece, o processo de identificação merece um acompanhamento mais intenso, em um período que dure em média 3 a 4 meses.

Além disso, segundo a especialista, um diagnóstico apropriado deve ser permeado por três diferentes etapas:

- Auto-conhecimento: Momento em que o aluno busca referências para suas aptidões, identificações e familiaridade com determinado assunto ou área de conhecimento.

- Área profissional: Pesquisar sobre as diferentes categorias de trabalho é uma iniciativa muito importante antes da escolha. Informar-se sobre determinada carreira pode ajudar o adolescente a identificar-se mais ou menos com a categoria desejada.

- Testes: Após o período de auto-conhecimento e pesquisa, o último passo é dado na realização dos testes que definem de forma mais precisa a aproximação de determinada área.

Saiba mais

EDAC - Equipe de Diagnóstico e Atendimento Clínico

UNIDADE I
Rua Félix Bracquemond, 46 - Pinheiros
Informações: (11) 3816-7540

UNIDADE II
Av. Itaberaba, 381 - Freguesia do Ó
Informações: (11) 3931-4446

UNIDADE III
Rua Dom Amaral Mousinho. 117 - Casa Verde
Informações: (11) 3858-8606

Atualizado em 6 Set 2011.