Guia da Semana

Foto: Reprodução/Nelson Almeida

César Cielo tem apenas 21 anos, mas já vai estrear nos Jogos Olímpicos de Pequim como uma das esperanças de medalha para o Brasil na natação. Rumo à sua primeira Olimpíada, Cielo, que é considerado o sucessor de Fernando Scherer, o Xuxa, e responsável por quebrar diversos recordes do nadador. A prova de 100 m livre, cujo recorde de Xuxa foi superado por César em dezembro de 2006, é apenas um deles.

Cielo nasceu no interior de São Paulo - mais precisamente em Santa Bárbara D´Oeste -, mas mora em Auburn, nos Estados Unidos, onde treina para as competições e ainda estuda administração. Suas especialidades na natação são as provas rápidas e isso, o nadador provou durante os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. Cielo, que mede 1,95 m, começou a nadar com apenas oito anos. No entanto, antes de descobrir a vocação para o esporte, ele praticou outras modalidades, como judô e vôlei.

Como todo aspirante a nadador, Cielo sempre foi fã de Gustavo Borges, um dos maiores nomes quando o assunto é natação brasileira. Mas, de ídolo e exemplo, Borges passou a ser seu "treinador-conselheiro". Cielo treinou ao lado do atleta, que já se aposentou, durante dois anos. Já Fernando Scherer, que também sempre foi alvo de admiração de Cielo, se tornou o empresário do nadador, depois que ele se tornou profissional.

Atualizado em 6 Set 2011.