Guia da Semana

Depois de 12 anos sem excursionar pelo Brasil, um dos maiores espetáculos da Terra enfrenta dificuldades para mostrar sua magnitude na apresentação de estréia.

Holiday on Ice - A Volta Ao Mundo em 80 Minutos deveria acontecer na quinta, 3 de abril, mas foi adiado devido a um congestionamento de caminhões na fronteira do Rio Grande do Sul. O imprevisto prejudicou a montagem do cenário a tempo da primeira apresentação.

Números

O espetáculo se apresenta há 65 anos e já foi visto por mais de 300 milhões de pessoas em 620 cidades. Para excursionar, leva duas pistas de gelo com 34 toneladas, 20 contêineres de 12 metros cada, dos quais três são apenas para roupas.

A montagem de todo o aparato demora quatro dias, porém, partes do cenário foram descarregadas às pressas poucos minutos antes do horário no qual estava marcado o show.

Espetáculo

Enquanto a produção acerta os últimos detalhes, Diego "Alemão", vencedor do Big Brother Brasil 7, conversa com a platéia por cerca de 30 minutos.

Direto do desenho para os palcos
Foto: Gabriel Oliveira


Mas, a magia se faz quando as luzes se apagam e começa a tocar o clássico tema dos desenhos da Warner Bros. Vovó entra acompanhada de seu passarinho Piu-Piu e começa a contar a história de A Volta ao Mundo em 80 Dias, o canário pega no sono e sonha com uma competição onde o objetivo é dar a volta ao mundo em 80 minutos.

L´amour!
Foto: Gabriel Oliveira


Pernalonga, Patolino e toda a turma correm para ver quem ganha o torneio, que começa pela Brodway e vai até a França. O Brasil também não fica de fora, Pernalonga coloca uma saia de bananas, brinca de Carmen Miranda e todos caem na folia ao som de bossa nova, samba e conga.

O espetáculo passa por nove países. Tem desde tiroteio no Texas até programa romântico na França. Os pontos altos acontecem na China, onde um dragão brilha no escuro e dança encantando a platéia. Na Índia um elefante desliza acompanhado de dançarinas e na Rússia, bonecas gigantes guardam bailarinas e um casal de patinadores artísticos voa sobre o gelo.

Durante todo o espetáculo, as crianças na platéia ajudam Vovó a proteger seu canário do gato malvado, Frajola. Toda vez que o gato se aproxima do passarinho, a garotada grita "Vovó". A velhinha ouve o chamado e entra no palco para ensinar uma lição ao gato comilão.

No final das contas

Se por um lado estes imprevistos tiram o brilho do show, por outro eles dão mais verdade ao espetáculo. Não há muitos aparatos, apenas a iluminação e sonoplastia, mas, a magia depende inteiramente do talento de patinadores e bailarinos, que precisam encantar o público e fazer jus a fama que têm seus personagens.

Atualizado em 6 Set 2011.