Guia da Semana

Foto: Reprodução

Quando um jogo com cenários abertos, no melhor estilo Grand Theft Auto, é bem produzido, tem um enredo interessante e ainda pitadas de bom humor, o sucesso é garantido. Foi assim com GTA: Episodes from Liberty City e Red Dead Redemption, ambos da Rockstar, e agora com Mafia 2, da publicadora 2K Games.

O título chega ao mercado oito anos depois do lançamento do primeiro jogo da série. Novamente, é inspirado no filme O Poderoso Chefão. Ambientado no final da década de 40, a ação ocorre na cidade fictícia de Empire City, baseada em Nova York e São Francisco.

O protagonista da trama é Vito Scaletta, veterano da Segunda Guerra Mundial e filho de italianos. Como mafioso, o personagem será um tipo de braço direito da família Prochilo e entrará para a criminalidade. Logo, estará em conflito com três grupos rivais Falconi, Vinci e Clemente.

Se o enredo não é nada inovador, o que chama a atenção é a recriação do mundo da década de 40. O jogador conduzirá veículos como Dodge e Cadillac pelas ruas de Empire, sem aquele trânsito caótico de Liberty City. A trilha sonora também é fantástica, com rádios de abusam de tocar blues e canções de época.

Em relação a cenários e figurinos, a reprodução gráfica também agrada bastante. Vito Scaletta, por exemplo, estará sempre com aquele cabelo "lambido" de gel e poderá usar sobretudos e chapéus, no melhor estilo gângster. A interatividade com objetos também agrada bastante, o que passa uma imersão ao jogo. Pelas ruas, poderá recolher revistas de todos os estilos, algo que se torna bem cômico.

Mas atenção: cuidado com os policiais. Qualquer briga de rua, por exemplo, fará com que o personagem seja procurado por toda cidade. Claro que, como bom mafioso, será possível subornar os tiras. Quando o jogador se envolver em tiroteios, deve se precaver. Somente um tiro bem dado pode fazer com que tenha que recomeçar toda a missão.

Na versão de demonstração, testada pelo Guia da Semana, Mafia 2 provou que tem tudo para ser um dos grandes lançamentos de 2010. Promete ser um daqueles jogos que irá se tornar um clássico. Por isso tudo, é muito recomendado.

Ficha técnica:

Game: Mafia 2
Preço: R$ 199 (Para PC e Xbox 360)
Gênero: Ação em mundo aberto
Empresas: 2K Games e 2K Czech
Plataformas: PC, PlayStation 3 e Xbox 360

Leia as colunas anteriores de Diego Guichard:

Batalha Épica

Sempre Super

Última geração

Quem é o colunista: Diego Guichard.

O que faz: Colunista de games de Zero Hora, A Notícia e clicRBS. Jornalista do clicEsportes.

Pecado Gastronômico: Viciado em Sushi e Coca-Cola.

Melhor lugar do mundo: O aconchego do lar, sempre conectado. Mas todo ano, sempre separo finais de semana para a Serra Gaúcha.

Fale com ele: [email protected] Twitter: @diegoguichard. Ou acesse seus blogs: Canal dos Games ou Zerohora

Atualizado em 6 Set 2011.