Guia da Semana

Foto: Getty Images


Quando se fala em massagem para bebês, logo lembramos da shantala. Mas, para crianças maiores, receber massagem também é bom? Sim, e costumo dizer: deveriam receber massagem frequentemente, assim como pessoas de todas as idades!

Com tantos compromissos, não é raro encontrar crianças com estresse, insônia, intestino preso, ansiedade e tensão muscular, e elas também necessitam, como nós, de uma atenção especial ao corpo.

Nessa fase de volta às aulas e retorno de todas as atividades escolares, inglês, natação, judô, caratê e tantas outras mais - nossa, cansei só de escrever! -, muitas vezes não pensamos que, para a criança sedimentar tudo o que aprendeu, ela precisa de uma boa noite de sono e descanso.

Com esse ritmo acelerado, o indicado mesmo é diminuir as atividades e, por que não, receber uma massagem?

A shantala é uma forma de cuidado com a criança, de demonstrar o seu carinho com ela e dar-lhe uma atenção especial.

Aprender a técnica é fácil: basta procurar um curso e, em poucas horas, você estará craque para massagear seu filhote. É um conhecimento que você levará para a vida inteira. Uma outra forma é massagear intuitivamente, com movimentos que você sente que serão prazerosos.

A massagem traz muitos benefícios à criança, tais como: ativar a circulação sanguínea, estimulando o melhor funcionamento de todos os órgãos; promover o relaxamento muscular e diminuição do estresse; melhorar a qualidade do sono, a consciência respiratória e corporal; e aumentar a resistência imunológica.

O neurocientista Michael Meaney realizou uma pesquisa com bebês e crianças. O resultado é surpreendente: o cérebro de quem recebe carinho materno muda sua resposta ao estresse pelo resto da vida, o que gera um indivíduo mais tranquilo, saudável e propenso a passar o carinho adiante.

Isso quer dizer que o cérebro nunca se esquecerá dessa informação!

No mundo todo, uma característica é real: o que os pais mais desejam é ver seus filhos crescendo felizes e com saúde. Que tal separar um óleo de massagem e começar hoje mesmo?

Leia as colunas anteriores de Denise Gurgel:

Brincadeira de criança

As crianças e a natureza

Brincadeira é coisa séria


Quem é a colunista: Denise Gurgel.

O que faz: Fisioterapeuta atuante na área materno-infantil e especialista em shantala

Pecado gastronômico: Pães - todos os tipos, formas e sabores!

Melhor lugar do Brasil: Parece clichê, mas é a minha casa.

Fale com ela: [email protected] ou acesse seu site.





Atualizado em 6 Set 2011.