Foto:Getty Images |
Hoje em dia as crianças possuem muitas atividades no dia-a-dia. Por isso, a mente e o corpo também necessitam de um cuidado especial.
A agenda cheia de atividades e o ritmo acelerado dos adultos não combina com as crianças. É cada vez mais raro os pais reservarem um tempo do dia para relaxar, passando esse modelo aos filhos. Sobrecarregadas, as crianças possuem menos tempo para brincar, estar consigo mesmas e com os pais (algo muito necessário), sem compromissos. Quando isso não acontece, o corpo delas sente.
Uma forma de cuidar das crianças é a massagem, cuidando e demonstrando que a atenção ao corpo é essencial. Integrar as emoções à estrutura física é uma forma de atualizar a história e minimizar somatizações.
O distanciamento das emoções e do corpo, através de sintomas como dores, intestino preso, ansiedade, hiperatividade, doenças respiratórias e falta de atenção, podem ser sinais para voltar uma atenção especial ao corpo e seu relaxamento.
Os pais podem se informar, por meio de cursos, e aprender a massagear seus filhos através de uma técnica específica ou, simplesmente, fazê-lo intuitivamente. Há também a opção de solicitar a ajuda de um fisioterapeuta infantil.
A massagem é um ótimo coadjuvante e traz muitos benefícios para o pequeno, tais como ativação da circulação (melhorando o funcionamento de todos os órgãos), diminuição do stress, melhora da qualidade do sono, aumento da resistência imunológica e consciência respiratória e corporal.
Oferecer a criança um momento especial, por meio de uma massagem, amplia a percepção do corpo e da mente. Isso resulta em uma forma indireta de ensinarmos como se cuidar, como um todo, sem necessidade de muitos consertos ao longo da vida.
Leias as colunas anteriores de Denise Gurgel:
? A linguagem corporal da criança
? Sim, engatinhar é necessário
? Estimulação de bebês e crianças

Quem é a colunista: Denise Gurgel.
O que faz: Fisioterapeuta atuante na área materno-infantil e especialista em Shantala
Pecado gastronômico: Pães, todos os tipos, formas e sabores!
Melhor lugar do Brasil: Parece clichê, mas é a minha casa!.
Fale com ela: [email protected]
Atualizado em 6 Set 2011.