Guia da Semana

Foto: Getty Images

Lançamentos de 2010 recriam fábulas e conscientizam os pequenos

Essencial para o desenvolvimento da linguagem escrita e oral, um livro pode fazer parte do crescimento da criança de maneira leve e gostosa. Ao trazer o mundo da fantasia para a realidade (ou vice-versa), entretenimento e lições educativas se confundem no imaginário infantil. A verdade é que nenhum passatempo diverte tanto os pequenos e estimula mais a criatividade do que a leitura de um bom livro.

O Guia de Semana ficou de olho nas premiações do ano e consultou Maria Ângela Barbato, pedagoga e coordenadora do núcleo de Cultura, Estudos e Pesquisas do Brincar e da Educação Infantil da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) para selecionar os títulos infantis que se destacaram em 2010.

Os herdeiros do lobo
De Nilson Cruz (Editora Comboio de Corda)

Vencedor do Prêmio Jabuti de 2010 na categoria Infantil, o livro recria a história do clássico Os Três Porquinhos pelo ponto de vista do lobo. Nelson Cruz mistura realismo fantástico, fábula e alusões históricas para apresentar uma narrativa que é contada dentro da outra. Os herdeiros do lobo contam a saga de Vô João, imigrante italiano que desbrava o sertão brasileiro à procura de um fotógrafo e diz ter conhecido os ilustres personagens infantis Gepeto e Cinderela. O título faz referências o tempo todo - sutis ou explícitas - a nomes ilustres dos contos de fada e do universo das artes plásticas.

Foto: Getty Images

A leitura já pode ser estimulada desde cedo com livros ilustrativos

Carvoeirinhos
De Roger Mello (Companhia das Letras)

A medalha de prata do Prêmio Jabuti deste ano, na categoria Infantil, foi para a história do menino carvoeiro que é contada de forma poética por um narrador um tanto quanto incomum: um marimbondo. Ao mesmo tempo em que o bicho conta o seu dia a dia, ele relata a vida dura de um garotinho, que compartilha o trabalho árduo na carvoaria e a constante fuga dos fiscais com outros meninos da mesma idade. As ilustrações cinzas e expressivas de Roger Mello reforçam a calejada história contada no texto.

Cada macaco com seu filhote
De Cristina Santos, com ilustrações de Ane Mitri (Cortez Editora)

Retrata o nascimento de um filhote de macaco e toda a curiosidade, atenção e carinho gerados em torno dele. Da mesma forma que acontece com os humanos, todos querem chegar perto, admirar e proteger o recém-nascido. Ao ler a história, a criança percebe as semelhanças que temos com os primatas, ao mesmo tempo em que conhece onze diferentes espécies do animal. Cada macaco com seu filhote estimula o contato com o meio-ambiente e o respeito à natureza, lembrando que muitas espécies já estão em extinção e merecem nosso cuidado.

Foto: Getty Images

O respeito ao meio-ambiente e outras lições educativas podem chegar numa criança por um livro

Abecedário de aves brasileiras
Ilustrações Geraldo Valério (Editora Martins Fontes)

As páginas são recheadas de criativas colagens que prendem a atenção de crianças e adultos pelas cores vivas e detalhes minuciosos de aves brasileiras. A cada letra do alfabeto, há uma ilustração e breve descrição de uma espécie de pássaro nacional com a inicial no nome. São 23 desenhos que vão desde os conhecidos beija-flor e tucano às espécies mais raras, como a Harpia, ave de rapina que possui garras grandes. O belo trabalho artístico de Geraldo Valério resulta em um rico material didático sobre a fauna do país.

O que é, o que é?
De Guido von Genetchen (Editora Brinque Book)

Voltado para crianças de zero a quatro anos, o livro de adivinhações ensina os pequenos por meio de brincadeiras que estimulam a imaginação. Que bicho é esse, o que ele come, onde ele vive são questionamentos que podem dar início a uma divertida história. Até porque uma aranha pode ter muitas semelhanças com um polvo se você parar para pensar e observar. O título é do autor, já reconhecido no gênero, Guido von Genetchen, que escreveu outros quatro livros que seguem a mesma linha: "É um gato?", "É uma rã?" "É um caracol?" e "É um Ratinho?".

Atualizado em 6 Set 2011.