Guia da Semana

Foto: Sxc.hu
Na época do vestibular, uma das maiores preocupações dos estudantes é a redação. O que escrever, como escrever e o quanto escrever são apenas algumas dúvidas que martelam a cabeça de quem vai disputar aquela tão sonhada vaga nas faculdades mais concorridas do país.

Recentemente, a FUVEST divulgou as 35 melhores redações do Vestibular 2008. Os textos, selecionados por professores-analistas, foram elaborados por estudantes que fizeram a 2ª fase do vestibular mais concorrido do país, e podem servir de exemplo na hora de estudar para o processo seletivo.

Para se dar bem na redação, é preciso prestar atenção nos detalhes e, antes de qualquer coisa, se preparar. A professora de Laboratório de Redação do cursinho Objetivo, Maria Aparecida Custódio, diz que a leitura e a escrita são duas atividades que devem ser muito praticadas antes do vestibular.

"Cabe lembrar que quanto mais diversificada for a leitura, tanto maior se tornará o repertório cultural e intelectual do estudante", diz a professora. Por isso, ler jornais, revistas e até mesmo gibis e histórias em quadrinhos pode ser importante na hora de se preparar para a redação.

A leitura dos editoriais dos jornais também é recomendada. "Considerando que a maioria das universidades propõe a redação de um texto dissertativo em seus exames, é importante que os estudantes se familiarizem com esse gênero de escrita", diz a professora.

Outra dica da professora Maria Aparecida é promover a interdisciplinaridade na redação, o que também pode ser fundamental. "É importante que os estudantes consigam ilustrar suas idéias, tanto em temas objetivos quanto subjetivos, com conhecimento extraído das mais diferentes fontes", diz.

A grafia correta das palavras e a pontuação parecem simples detalhes, mas são fundamentais, assim como as instruções e a proposta da redação. Para aqueles que sempre ficam em dúvida entre letra de fôrma e cursiva, a professora alerta: as duas são permitidas, o importante é ser legível.

10 dicas para se dar bem na redação
1. Ler bastante
2. Sempre diversificar a leitura
3. Ler editoriais de jornais e revistas
4. Exercitar a escrita
5. Dar uma atenção especial à pontuação e à grafia das palavras
6. Promover a interdisciplinaridade na redação
7. Nunca deixar de ler a proposta e as instruções da redação
8. Sempre fazer um rascunho
9. Revisar o texto antes de passá-lo a limpo
10. Redigir textos de 25 a 35 linhas



Fonte:
Maria Aparecida custódio
Professora de Laboratório de Redação do colégio e cursinho Objetivo

Atualizado em 6 Set 2011.