Guia da Semana

Foto: Ovo Dragê Menina - Kopenhagen - R$ 59,90


A páscoa é uma festa cristã, marca a ressurreição de Jesus Cristo. Mas, antes do cristianismo, a comemoração já existia com os judeus, é o Pessach, passagem, que celebra a libertação do povo hebreu. Mesmo sem levar em conta a religião, a data pode servir como pretexto para reflexão, recomeço ou renovação.

O ovo simboliza o nascimento e o coelho é a esperança de novas vidas. Estes se tornaram a principal marca da páscoa e encantam as crianças.

O Mito

Acreditar que o coelhinho vem trazer os ovos é importante para a garotada, traz fantasia ao dia-a-dia. Mirtes De Meo, psicopedagoga e professora de ensino infantil, conta que seus alunos ainda acham que existe um coelho da páscoa. Segundo ela, esta crença é saudável, faz parte do imaginário infantil.

A especialista não aconselha os pais a contarem a verdade aos filhos, os pequenos descobrem sozinhos. "Não deve haver ruptura, a criança faz associações, vê os ovos pendurados no mercado". Geralmente, isto ocorre por volta dos 5 ou 6 anos de idade.

Chocolate

O alimento se tornou símbolo da páscoa moderna, porém é importante tomar cuidado. O consumo de chocolates em excesso pode trazer conseqüências graves às crianças. A nutricionista Viviane Lago afirma: "Tenho atendido muitas crianças com problemas que antes via em adultos, como obesidade, colesterol alto e diabetes".

A quantidade recomendada por dia é de apenas 30 a 40g, ou seja, um quadradinho do tablete. Além de comer com moderação, o ideal é dar preferência aos ovos que são feitos de chocolate amargo.

Uma dica para o domingo de Páscoa: não precisa fazer sobremesa. Depois do almoço, as crianças podem comer os chocolates. Geralmente, cada uma ganha vários ovos, então, elas se juntam, abrem seus presentes e devoram todos. Mas, a nutricionista aconselha aos pais que falem para a garotada abrir apenas um ovo e dividir entre os amigos. Assim, comem aos poucos, aprendem a compartilhar e ninguém comete exageros.

Os chocolates diet são recomendados apenas para crianças com diabetes. Por não conter açúcar, estes geralmente contêm mais gordura do que os convencionais. Já os chocolates light têm menos açúcar e gordura.

Ovos

Para crianças alérgicas a lactose ou glútem, a Olvebra lança a linha Choco Soy. Da mesma marca também é possível encontrar a versão diet do ovo.

Também sem leite em sua fórmula, Sollys é o lançamento da Nestlé este ano. Em 2008, a empresa inova ao trazer novos formatos de chocolate. Por exemplo, os fãs de Batman, levam um "ovo" com a forma do Batsinal e dentro tem a capa do homem-morcego. Para as garotinhas, tem As Menina Superpoderosas, o "ovo" é em formato de coração e vem com uma boneca que pode ser Florzinha, Docinho ou Lindinha.

A Lacta aposta em brinquedos diferentes. Na linha Trakinas tem mini-game, relógio que espirra água. Para os moleques de todas as idades, o GP Brasil Interlagos vem com carrinho e garagem. Também tem ovo da Hello Kitty, o de 200g vem com um rádio que tem a cara da gatinha preferida das meninas.

A Village traz personagens queridos das crianças e dos marmanjos. Tem Scoody-Doo e a turma do Pernalonga, com aquaplay do Piu-Piu e mini-pinball do Scooby, além de squeeze dos Looney Tunes.

Com o ovo do Senninha, fabricado pela Top Cau, a garotada faz uma boa ação, se delicia com chocolates e ainda leva uma cartela de adesivos. 100% dos royalties arrecadados vão para projetos do Instituto Ayrton Senna.

Para mais informações sobre ovos de páscoa, veja o album de fotos.


Fontes:
Mirtes Souza Leite De Meo, psicopedagoga, professora da educação infantil do Colégio Pio XII
telefone: (11) 3759-5050

Viviane Lago
Nutricionista parceira da Academia Moventis
Atua no Programa para crianças fora do peso
Telefone: (11) 3801-3953

Atualizado em 6 Set 2011.