Guia da Semana

Você é daqueles que precisa fazer verdadeiras peregrinações para encontrar um par de tênis e/ou sapatos que sirvam? Morre de vergonha de sair de sandália por causa do tamanho dos pés? Não encontra modelos bonitos para calçar? Relaxe! Você não está sozinho (a).

Foto:Getty Imagens


Nos últimos anos, a média de tamanho dos pés dos adolescentes cresceu muito, acompanhando o aumento de estatura das últimas gerações. Especialistas buscam respostas para esse fenômeno. "Melhores condições de vida, saúde e renda são os principais determinantes da elevação da estatura na população", afirma a Dra Ângela Spinola, médica e professora responsável pelo setor de Endocrinologia Pediátrica da UNIFESP. Em relação aos pés especificamente, a doutora completa "Não existem estudos específicos sobre os pés. No dia a dia, no entanto, observamos que estão maiores. O fator mais provável é que hoje as crianças e adolescentes crescem com seus pés mais livres, não usam sapatos colegiais, trocados pelos tênis, na maioria das situações"

Com 17 anos e pés tamanho 46, Caio Marolcci é um exemplo da "geração pé grande". "Quando eu saio pra comprar tenis é uma dor de cabeça porque os que têm do meu tamanho são sempre especiais, ou seja, horríveis", conta Caio. Esta talvez seja a maior dificuldade entre os "pézudos", nota-se que o mercado não acompanhou o aumento de estatura como deveria. Enquanto isso, a demanda só aumenta, ao contrário da oferta.

Pensando nisso, lojas especializadas ganharam espaço entre esses jovens, hoje algumas disponibilizam uma linha especial para adolescentes. "Eu compro sapatos em apenas uma loja: Casa Eurico. Localiza-se em São Paulo, próximo ao Shooping Ibirapuera" conta Ana Paula, 22 anos e pés 43. Embora tais lugares existam, ainda não é o suficiente. O público é exigente e quer mais opções de estabelecimentos. "Em três, quatro bairros, só tem uma loja pra comprar tênis pra pé grande. Nem no Shopping tem" relata Brett Dakin, sul-africano residente no Brasil, 18 anos e calçados 48.

Foto:Arquivo pessoal


Com poucas lojas e produtos no ramo, aparentemente os preços sobem e o bolso sofre. "Os que são bonitos também não são abaixo de uns 600 reais" afirma Caio. Ana também passa por isso e concorda que os preços são um tanto salgados. Seria uma regra? Tênis grandes, preços altos? Inicialmente não, de acordo com Brett basta procurar e não ser tão exigente. "Tem de R$ 75,00, meio estranho, meio ruim. Tem de duzentos, quatrocentos e vai subindo, subindo, mas os preços variam." No meio do raciocínio, o sul-africano volta atrás e diz: "É mais caro, o tamanho influencia no preço" (risos). Por outro lado, o que se encontra nas lojas especializadas é realmente uma grande variação de preços. Basta procurar e não exigir marcas famosas.

Tirando a árdua tarefa de achar calçados, esses jovens também tem que enfrentar outras adversidades devido o tamanho dos seus pés. Desde coisas banais a problemas mais sérios, "Quando era criança ficava chateada, porque calçava muito mais do que as crianças em geral. Meus pais não encontravam sapatos infantis. Logo, eu costumava usar aquelas sapatinhas, tipo moleca. Odiava!", conta Ana Paula. Realmente as pessoas podem ser más e tirar um sarro, crianças e adolescentes ainda mais. Convivendo com isso, Brett cita alguns dos seus antigos apelidos, coisas como: pé de pato, titanic, lancha, big foot e pé de palhaço figuram nessa lista. Mesmo quando alvo de chacotas, ele mantém o ar sereno e tranqüilo e responde: "Normal, meu pé é grande e eu sou grande também, num tem como ser de outro jeito."

Foto:Rodrigo Vinagre


Mesmo desencanado não dá para fugir das adversidades do dia-a-dia, com isso, Brett conta que encontra dificuldades em atividades corriqueiras como andar de skate e surfar, por causa do tamanho, ou melhor, da falta de tamanho do shape e da prancha. Para adequar esses produtos aos seus pés seria necessário desembolsar uma larga quantia ou adquirir novos, ou seja, na hora de pegar um skate emprestado é aquele drama. Ele ainda aponta um outro empecilho, o tamanho dos carros e seu espaço interno. "Quem tem o pé muito grande não consegue acelerar e frear direito, porque o pé não encaixa bem naquele espaço" afirma. Se um skate já é complicado adequar, imagine um carro.

Entre os homens também recai aquela velha máxima "tamanho do pé, tamanho do...". Isso, do contrário que muitos pensam, pode incomodar e encabular. "Só dá vergonha quando aquelas tias ou algum desavisado fazem aquela velha piada: é né, se o resto acompanhar o pé você tá bem, hein?... É um desastre, odeio isso" conta Caio. Outros até gostam, acham que facilita, é o caso de Brett que quando perguntado sobre as vantagens de ter o pé grande respondeu: "É vantagem com a mulherada que já olha pro pé e fala: Vixe! Já pensa algum coisa errada"

Onde comprar

Quanto aos calçados, a solução é mais simples. Mesmo não existindo um grande número de lojas especializadas, elas marcam presença e podem estar mais perto do que muitos imaginam. Além disso, com a internet é possível encomendar tênis e sapatos de estabelecimentos de outros estados, conseguindo assim uma maior variedade de modelos e marcas. O Guia da Semana pesquisou e achou algumas lojas que vendem calçados de tamanhos especiais:

Pé de Anjo Lojas físicas:. Rua Barão de Ipanema, 76 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - tel. (21) 2256-2396/ Rua Senador Dantas, 118 loja A - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Tel. (21)2524-0279

Pé Grande Loja física: Rua Prudente de Morais, 1254 - Tel. (16) 3632-2384 - Ribeirão Preto - SP

Casa Eurico Loja física: Av. Jandira, 49 - Moema - São Paulo - SP - Tel. (11) 5055-8277 / Rua Oscar Freire, 550 - Jardins - São Paulo - SP - Tel. (11) 3061-3050

Egle Calçados Loja física: Av. Fernando Costa, 579 - São José do Rio Preto - SP - Tel. (17) 3223-1999

Wolrd Tennis - tamanhos especiais só pelo site e p/ homens

Veranista Modas Lojas físicas: Rua 15 de Novembro, 217 São Vicente - SP Tel:(13)-3468-5230 e 3469-7024 / Rua Frei Gaspar, 663 São Vicente - SP Tel:(13)-3468-3825 - 3466-9295

Elite

Atualizado em 6 Set 2011.