Guia da Semana

Foto: Getty Images

Geralmente, no final do curso de teatro as crianças apresentam um exercício cênico aberto ao público

Brincar, criar e interpretar. Tudo isso já faz parte do universo lúdico da criançada, só que muitas vezes faltam estímulos e espaços adequados para que os pequenos desenvolvam todo seu potencial imaginativo. Com o intuito de ampliar e aperfeiçoar a formação das crianças, algumas escolas de teatro oferecem cursos especiais para os pimpolhos. Durante as aulas, diversas habilidades são trabalhadas para que eles experimentem diferentes vivências artísticas.

Na Casa do Teatro, em São Paulo, por exemplo, crianças a partir dos 4 anos de idade desenvolvem a criatividade por meio de aulas de teatro, dança, música, capoeira, artes plásticas e circo. Dirigida pela atriz Lígia Cortez, a escola nasceu em 1983 como um apêndice da Escola Célia Helena. A partir do jogo teatral, a garotada participa do processo criativo de um projeto e o coloca em cena no final da jornada.

"Hoje, a criança fica isolada e não tem onde expressar essa condição criativa que todo mundo tem. Ela fica presa, pois tem escola, inglês, natação, lição de casa e muito computador. E o teatro é uma arte coletiva, pois precisa do outro, como também necessita de outras linguagens artísticas. Portanto, viabiliza não só a comunicação verbal, mas o contato com a criação do outro", explica Lígia.

Foto: Getty Images

Cooperação e desenvoltura são trabalhadas nas aulas de teatro

Segundo a atriz, quem começa a fazer teatro desde cedo consegue ter um relacionamento melhor com o mundo e expressar sua interioridade, superando a timidez, os medos e as dificuldades de relacionamento. "O exercício cênico trabalha questões subjetivas e imaginárias, cria uma situação de concentração e disciplina necessária ao trabalho. Ninguém precisa falar para não fazer bagunça, pois não vai dar para bagunçar", diz.

Para Lígia, é sempre muito bom ter artes cênicas na escola onde a criança estuda para que ela seja vista a partir de outro ângulo. Porém, fazer um curso em um local especializado possibilita um desenvolvimento mais amplo. "Todas as atividades artísticas são excelentes para qualquer ambiente escolar, só que no colégio há muita limitação. Na escola de teatro as possibilidades de invenção, de discussão e de crítica são muito maiores", afirma.

No Teatro Escola Macunaíma há também uma formação teatral voltada para os pequenos de 6 a 13 anos. Na oficina, três princípios são abordados: cooperação, autoria e autonomia. "O curso visa desenvolver essas competências, que são muito valorizadas nesse novo século. Os adultos que tiverem essas capacidades vão se destacar. Além dessas habilidades, a criatividade também é estimulada", explica a coordenadora da escola, Débora Hummel.

Foto: Getty Images

Crianças que fazem teatro conseguem resolver os problemas com mais criatividade e agir diante do inesperado

Durante as aulas do Macunaíma, as crianças são autoras do processo, pois são responsáveis pela escolha da peça, do cenário, do figurino e da sonoplastia. "Quando o aluno se apropria do trabalho, passa a ter autonomia em relação a esse conhecimento. Assim, quando acontece algo inesperado no espetáculo, consegue improvisar, pois sabe para onde a peça tem que ir. Assim, ele vai saber resolver os problemas com mais criatividade e agir frente ao inesperado", garante.

Para que o seu filho possa despertar o ator que existe dentro dele, o Guia da Semana selecionou algumas escolas que oferecem cursos de teatro infantil. Confira!

São Paulo

Casa do Teatro (Teatro Célia Helena)
Destinadas a crianças a partir dos 4 anos de idade, as aulas acontecem uma vez por semana. No final do ano, cada grupo apresenta uma peça.
Tel.: (11) 3884-8294/ 3884-2382

Teatro Escola Macunaíma
Voltado para a criançada de 6 a 13 anos, o curso é semestral e acontece em todas as unidades da escola.
Tel.: (11) 3217-3400 (Grande São Paulo)
0800 882 6228 (Demais localidades)

TUCA
Com duração de duas semanas, o curso é direcionado a crianças de 06 a 12 anos.
Tel.: (11) 2626-0938

Rio de Janeiro

Casa das Artes de Laranjeiras (CAL)
Núcleo de Teatro e TV da CAL para adolescentes e crianças traz cursos para pessoas de 6 a 15 anos. Geralmente, as aulas acontecem nas férias escolares e têm duração de um mês.
Tel: (21) 2225-2384 / 2556-3063

Formação de Atores Tânia de Moraes
Dirigido pela atriz Tânia de Moraes, o centro de formação está instalado há 30 anos no Liceu de Artes e Ofícios, um dos mais renomados colégios do Rio de Janeiro.
Tel: (21) 2224-5814 ramal 258

Oficina de Atores de TV e Teatro
Com aulas aos sábados, a Oficina de Atores no Rio de Janeiro oferece curso para crianças de 7 a 12 anos e tem duração de 12 meses.
Tel.: (21) 2235-3105

Atualizado em 6 Set 2011.