Guia da Semana

Foto: Divulgação

Maísa foi descoberta no Programa Raul Gil, em 2005, e, hoje, apresenta programa no SBT

Quem disse que para ser notável, precisa ser grande? Alguns exemplares da ala infantil comprovam que o talento não tem idade para aflorar e encantar as pessoas que estão ao redor. Não importa a nacionalidade e nem mesmo a classe social para que uma criança possa estourar no show business, ela precisa apenas de uma oportunidade.

Tempo atrás, era comum que os talentos mirins fossem descobertos em programas de TV, como o estadunidense o Clube do Mickey, que trouxe a fama para as cantoras Britney Spears e Christina Aguilera, e o brasileiro Programa Raul Gil, que dentre seus inúmeros lançamentos de artistas, destaca-se a cantora Simony - ídola infantil dos anos 80 - e a pequena Maísa, que continua surpreendendo com sua espontaneidade como apresentadora do SBT.

Mas, agora, a onda é mostrar o seu talento por vídeos na internet. Os pais costumam ser os responsáveis pelas gravações dos clipes caseiros, mostrando seus pequenos soltando a voz. Foi dessa maneira que o fenômeno Justin Bieber foi descoberto e é desse mesmo jeito que surgiu o mais novo mini rapper Estados Unidos, Matty B. Confira abaixo a história dele e de outros talentos mirins que estão com tudo no Brasil e no mundo.

Matty B

A nova sensação da música pop é o pequeno rapper MattyB. O garotinho de apenas sete anos é um misto da aparência do Justin Bieber com um estilo aspirante a Eminem. Ele mora na cidade de Atlanta, nos Estados Unidos, mas já ficou conhecido no mundo todo, após bombar na internet com seus clipes. O mecanismo de estourar na web e depois conquistar a fama - e gravadoras - já aconteceu com vários artistas novatos da música pop.

No entanto, o diferencial de MattyB é que seus vídeos não possuem um ar caseiro, são bem editados e contam com sua atuação cantando e dançando. Carros de luxo, cenários do cotidiano infantil, como parque de diversão, supermercado, shopping e a presença de familiares e amigos também ajudam a personalizar os clipes do garotinho. Além de que é o próprio MattyB quem compõe os raps e canta-os em cima de hits de artistas pop, como Katy Perry, Rihanna, Kesha e até a juvenil Willow Smith.

Foto: Gabriel Oliveira

Natália foi considerada a criança mais bonita em 2008 e 2009, quando levou o título de Mini Miss Mundo

Natália Stangherlin

Nos anos de 2008 e 2009, três brasileiras, chamadas Natália, ganharam títulos de beleza. Natália Guimarães foi eleita Miss Brasil, em 2008, e levou o segundo lugar no Miss Universo. Já em 2009, foi a vez da Natália Anderle ser considerada a mulher mais bonita do Brasil. No entanto, foi a pequena Natália Stanglerlin a única a conquistar, por duas vezes consecutivas, um título de beleza mundial.

A gaúcha de Santa Maria tem apenas sete anos, mas já possui uma carreira sólida como modelo e dois prêmios máximos no Little Miss World - Mini Miss Mundo - em 2008 e 2009. Atualmente, a pequena continua emprestando sua beleza para várias campanhas de moda infantil. Porém, ela faz questão de preservar seu lado criança e não dispensa a companhia de sua coleção de bonecas Barbie.

Maísa

O Brasil conheceu essa pequena notável no palco do Programa Raul Gil, ainda na Rede Record e Band, ao destacar-se entre inúmeras crianças com suas performances cantando, dançando e imitando divas da música pop, como Madonna. Em 2007, Maísa foi contratada com um salário de R$ 15 mil - dez vezes mais do que ganhava no programa de calouros - e, hoje, especula-se que a garotinha de oito anos receba até R$ 25 mil por mês.

Ela começou sua carreira de apresentadora no programa Bom Dia e Cia, depois foi promovida para apresentar o Sábado Animado e, em 2008, tornou-se atração fixa no Programa Sílvio Santos, no quadro Pergunte à Maisa. Sua espontaneidade infantil é o grande segredo do seu sucesso e também o motivo de seus deslizes profissionais, já que há inúmeras gafes registradas em vídeos do site YouTube. Seus erros são motivo de risadas em todos os cantos do país e ainda são presença marcada, quase semanalmente, no quadro Top 5, do Programa CQC, da Band.

Foto: Divulgação

Jaden Smith já um astro de Hollywood com apenas 12 anos

Klara Castanho

Com apenas dez anos, a linda garotinha nascida em Santo André, São Paulo, já carrega duas premiações de melhor atriz infantil em seu currículo: o 12º Prêmio Contigo de TV e o Melhores do Ano 2010, realizado pelo programa Domingão do Faustão. Essas conquistas vieram em decorrência ao seu brilhante trabalho como a pequena vilã Rafaela da trama de Manuel Carlos, Viver a Vida, exibida até maio deste ano.

Além do talento inquestionável da pequena, outro fato que roubou a atenção da mídia sobre seu papel na novela foi a notificação do Ministério Público limitando as maldades da pequena na história, por ser ações incondizente com sua idade. Klara também caiu no gosto de vários ícones da televisão, como o diretor Walcyr Carrasco. Ele escalou a pequena - sem nenhum teste - para sua próxima novela, Dinossauros de Robôs, que será exibida a partir de janeiro, pela TV Globo.

Jaden Smith

Com todos os membros da família sendo artistas, o caçula dos Smith não poderia fugir a regra. Filho do ator e rapper Will Smith com a atriz e cantora Jada Pinkett Smith e irmão da cantora de apenas dez anos, Willow Smith, Jaden encantou o mundo com sua atuação em À Procura da Felicidade, em 2006, quando dividiu a cena com seu pai aos oito anos de idade e arrancou elogios da crítica.

Em 2008, o garoto encarou o personagem Jacob Benson no filme de ficção científica O Dia Em Que a Terra Parou e contracenou com grandes atores, como Keanu Reeves e Jennifer Connelly. Mas foi em 2010, com doze anos, que o ator ganhou ainda mais destaque no cenário cinematográfico, pois ele esteve na pele Dre Parker, que é a nova versão do Daniel Sam do remake de Karatê Kid, que foi um grande sucesso dos anos 80. Fora sua carreira profissional, Jaden também trabalha em pró das crianças órfãs africanas, ao lado de sua irmã Willow, como embaixador da juventude para a Zâmbia.



Atualizado em 6 Set 2011.