Guia da Semana



Data de Nascimento:
25/01/1980
Signo:
Aquário
Local de Nascimento:
Nova York, Estados Unidos
Site:
www.aliciakeys.com
BIOGRAFIA
A cantora, compositora e pianista Alicia J. Augello-Cook, mais conhecida como Alicia Keys, é considerada um dos grandes nomes do cenário atual do R&B e Soul. Conhecida mundialmente pela música Fallin, seu primeiro single, Alicia já lançou quatro álbuns: Songs in A Minor (2001), The Diary of Alicia Keys (2003), Unplugged (2005) e o mais recente As I Am (2007).

Keys nasceu em Manhattan, Nova York, onde cresceu em um bairro chamado Hell´s Kitchen. Aos sete anos de idade, ela aprendeu a tocar piano, influenciada pela mãe, e logo se apaixonou pela música. Fã de Beethoven, Mozart e Chopin, a cantora compôs sua primeira música, Butterflyz - que foi incluída em seu primeiro álbum -, aos 14 anos e, desde então, passou a se dedicar cada vez mais à música.

O primeiro passo de Alicia como profissional foi a gravação de Dah Dee Dah (Sexy Thing) para o filme MIB - Homens de Preto. Embora a música nunca tenha sido lançada como single, ela marcou o início da brilhante carreira de Keys. Depois disso, a cantora gravou seu primeiro álbum, que vendeu mais de 235 mil cópias na primeira semana, levando Alicia para o topo da lista dos mais vendidos da Revista Billboard.

Vencedora de diversos Grammy, Alicia Keys voltou às paradas de sucesso atualmente com o hit No One, que faz parte de seu último álbum As I Am.

Fotos: Divulgação Alicia Keys
FOTOS
CURIOSIDADES
- O título do primeiro álbum de Alicia Keys, Songs in A Minor, faz referência à música clássica.
- Alicia é descendente de italianos e irlandeses, por parte de mãe, e de jamaicanos, por parte de pai.
- Os pais de Alicia se separaram ainda durante a infância da cantora.
- Alicia estudou na Universidade de Colúmbia, mas depois trancou a matrícula para dedicar-se inteiramente à música.
- Terri Augello, mãe da cantora, é a pessoa que mais a apóia em sua carreira musical.

PRÊMIOS
- Canção do ano, Melhor Artista Revelação do Ano, Melhor Performance Vocálica Feminina de R&B do Ano, Melhor Canção R&B do Ano e Melhor Álbum de R&B do Ano - Grammy 2002
- Melhor Performance Vocálica Feminina de R&B do Ano, Melhor Canção de R&B do Ano, Melhor Performance Vocálica de R&B por um Dueto ou Grupo e Melhor Álbum de R&B do Ano - Grammy 2005
- Melhor Canção de R&B do Ano e Melhor Performance Vocálica Feminina de R&B do Ano - Grammy 2008

TRABALHOS
- Songs in A Minor - 2001
- The Diary of Alicia Keys - 2003
- Unplugged - 2005
- As I Am - 2007


Atualizado em 6 Set 2011.