Guia da Semana

Por Andréia Meneguete



É comum escutar ortopedistas dizerem que crianças são vítimas de um problema chamado, vulgarmente, de pé chato. Mas, afinal, o que é isso? Cientificamente falando, o pé plano valgo é a diminuição ou ausência dos arcos plantares - aquela parte interna do pé onde se tem uma curva. Entretanto, até os três anos de idade é normal e comum as crianças não apresentarem tal forma, pois a curvatura só aparece depois que os pés são exercitados, ou seja, após o pequeno começar a andar.

Segundo o ortopedista especialista em cirurgia do pé e tornozelo da rede Unimed Paulistana Sérgio Damião Prata, os bebês nascem com gorduras na região da curvatura plantar e demoram a conquistar a maturação e forma ideal dos ossos. "Os pais devem ficar despreocupados com a ausência da curva. Só devem ficar atentos após o terceiro ano de idade, quando estimamos que o pequeno deva começar a apresentar a curvatura", sinaliza.

Dados apontam que 95% das crianças apresentam pé plano valgo fisiológico, quando o problema é corrigido espontaneamente com o crescimento do pequeno. Os 5% restantes podem ter alguma alteração patológica. Os principais sintomas são dores no pé, o que geralmente não é notificado pela criança. A conhecida correção por meio do uso de botas e palmilhas é indicada aos pequenos que sentem algum desconforto ao andar, uma forma de consertar biomecanicamente a pisada do menor. É aconselhável que a criança seja estimulada a andar descalça na areia ou em gramas nos primeiros passos para desenvolver melhor a curvatura plantar.
Já as crianças que apresentam rigidez ou malformação dos ossos do pé não conseguem corrigir o problema com estes artifícios. "Em casos mais complexos utiliza-se a intervenção cirúrgica como recurso", ressalta o especialista.

O ortopedista deve ser procurado pelos pais caso a criança apresente algum tipo de dor intensa e constante. Caso contrário, não há motivos para a preocupação, segundo profissionais da área médica. Exercícios e atividades físicas podem ser feitos normalmente sem qualquer restrição. "A criança terá um desenvolvimento normal no que ser refere ao corpo e desempenho de funções em relação aos demais", garante Fabiano Prata.

Sobre o pé plano valgo
Como identificar:

  • se a criança após os três anos de idade não apresenta a curvatura da região inferior dos pés.
  • se o pequeno reclamar de dor nos pés - o que é raro - após algumas brincadeiras, como corridas e pula-pula e até mesmo, ao andar.

    Como tratar:

  • é comum quando a criança começa a andar muitos casos melhoram espontaneamente.
  • se preciso, procurar um ortopedista para diagnosticar o grau e variação do problema. É comum utilizar palmilhas e botas ortopédicas e somente em casos extremos a realização de uma operação.

    Atividades físicas

  • a criança pode e deve ter uma vida comum. Brincadeiras e atividades físicas podem ser feitas sem restrições.

  • Atualizado em 6 Set 2011.