Guia da Semana

Foto: Getty Images

Já ouviu aquele ditado: "Colhemos o que plantamos"? A população mundial está literalmente vivendo esta máxima popular e a colheita do Aquecimento Global tem sido preocupante.

O derretimento das calotas polares, a devastação das florestas e a poluição do ar são temas muito discutidos entre os adultos. Mas a verdade é que as grandes mudanças positivas e/ou negativas serão percebidas com mais intensidade por aqueles que hoje são apenas crianças.

São elas que viverão um futuro melhor se forem conscientizadas desde já sobre o que está acontecendo. Neste caso, uma atitude pode valer mais do que mil palavras. As ações dos pais são o referencial de tudo na vida de uma criança. Enquanto não desenvolvem uma consciência realmente crítica, elas copiarão os costumes e exemplos dos adultos, e isso vale para os ensinamentos sobre sustentabilidade.

O simples ato de jogar um papel de bala no lixo pode parecer banal, mas mostrará ao pequeno cidadão que está descobrindo o mundo algo muito importante: lugar de lixo é dentro da lixeira! Se a criança vir os pais jogarem lixo na rua, provavelmente repetirão o ato sem nenhum pudor e com a consciência tranquila.

Outro costume que pode ser incentivado é não desperdiçar alimentos. Os pais colocam muita comida no prato das crianças, preocupados com a saúde dos filhos. É importante que elas tenham uma alimentação adequada, mas também é essencial que aprendam a comer até saciarem a fome, sem ter que jogar nada fora.

Algo que facilita bastante a compreensão do pequeno sobre a importância de preservação é a proximidade com a natureza. Durante uma ida a um parque, por exemplo, é possível explicar que o papel é feito do tronco das árvores e que, se for desperdiçado, as florestas serão destruídas. Dessa forma, ele poderá entender quando você alertá-la sobre colorir uma folha dos dois lados antes de descartá-la.

Outra questão importante é conversar sobre esses hábitos com os ajudantes domésticos e com a babá. Eles devem saber como a família separa o lixo reciclado e como o mesmo é recolhido no bairro, ser instruídos sobre a quantidade de comida que deve ser feita para que não haja desperdício, entender como reutilizar a água, etc.

A rotina se torna mais leve quando você cumpre seu papel de pai, educador e cidadão, agindo de maneira mais adequada às necessidades atuais de preservação. Lares que possuem hábitos ecológicos oferecem à sociedade crianças conscientes e futuros adultos melhores.

Até a próxima!

Leia as colunas anteriores de Antoniele Fagundes:

Aproveite o momento

O passarinho...morreu!

Vem brincar comigo

Quem é a colunista: Filósofa e educadora. Criadora da empresa Babá Ideal.

O que faz: Orientação familiar e cursos personalizados para babás

Pecado Gastronômico: Panetone.

Melhor lugar do mundo: Qualquer um, ao lado da minha família!

Fale com ela: antoniele @babaideal.com.br ou acesse seu site

Atualizado em 6 Set 2011.