Guia da Semana

Foto: Divulgação/Nintendo


Como não poderia faltar em nenhum dos portáteis da Nintendo, Pokémon é figurinha carimbada e garante grandes vendas. Esta tradição de 15 anos, que se iniciou com os antigos e já esquecidos Pokemon Red e Blue para Game Boy Pocket, será mantida no Nintendo 3DS.

Os próximos títulos serão Pokémon Black & White, que irão revolucionar a forma de jogar, com 150 novos bichinhos de bolso. A quinta geração apresentará, ainda, inúmeras novidades, como as novíssimas batalhas com três pokémons e a inclusão de estações do ano, que influenciarão os itens encontrados, as localidades e as frequências de aparição do pokémons. Outra novidade muito importante será quando o jogador quiser transferir um pokémon de outro DS dos jogos da quarta geração para o novo título, pois, diferentemente dos anteriores, não tem como simplesmente passar o pokémon. Você terá que jogar um minigame e, se vencer, receberá seu pokémon. Caso contrário, ele voltará para o DS de origem.

O mundo dos sonhos será outra novidade incrível. Nele, você poderá mandar um de seus bichinhos para pegar objetos e trazê-los para o jogo. O mundo dos sonhos será feito no site do Global Link, mas, graças ao grande fluxo que o jogo já lançado no Japão mostrou, tudo isso será disponibilizado somente durante uma hora por dia, só sendo possível entrar novamente após 24 horas.

As duas versões terão exclusividades. A versão Black terá a Black City, onde haverá diversas missões exclusivas. Já a versão White terá a White Forest que, como na versão Black, conterá vários pokémons selvagens.

Apesar das inúmeras novidades, a mecânica básica continua a mesma, em que você escolhe entre um e três pokémons iniciais, sai com seu novo parceiro capturando pokémons e viajando em uma jornada atrás das oito insígnias para enfrentar a elite dos quatro. Vale lembrar que alguns pokémons são exclusivos para uma versão, ou seja, se quiser um pokémon que só exista no Black para o White, você terá que trocar com alguém. Isso é feito propositalmente para a interação entre jogadores. As batalhas via wi-fi ainda estão presentes, tornando ainda mais emocionante esta interação entre os gamers.

Os eventos pokémons são um caso à parte. Eles são disponibilizados de tempos em tempos e, quando isso acontece, os jogadores ficam em frenesi para garantir seu evento. Na maioria destes casos, são disponibilizados novos e raros pokémons ou itens exclusivos que só podem ser adquiridos em determinado evento. Alguns são exclusivos para o Japão e os Estados Unidos mas, graças ao aumento do número de jogadores, a maioria dos eventos de fora estão sendo disponibilizados aqui no Brasil. Com estes acontecimentos, também é possível abrir rotas ou novos pokémons dentro dos jogos, como por exemplo o item Libert Pass, que libera a rota onde é possível capturar o Victine, o pokémon zero do jogo, e diversos outros pokémons.

Não existe nada que desabone o jogo Pokémon da Nintendo. Desde as primeiras versões até as atuais, a diversão, os desafios e, principalmente, as amizades feitas online, fazem do título uma grande pedida para os fãs. Então, se ainda não sabe o que jogar no seu Nintendo DS, os jogos estão totalmente recomendados.

Leia as colunas anteriores de Renan Rubio:

Silent Hill: Downpour

Marvel vs Capcom 3

Zumbis em 3D

Quem é o colunista: Uma pessoa que leva games a sério.

O que faz: Programador de Jogos Digitais.

Pecado gastronômico: Pizza. Só paro de comer quando não aguento mais.

Melhor lugar do mundo: Igreja.

O que está ouvindo no carro, rádio, mp3: Eclético, mas escuto, principalmente, gospel.

Fale com ele: [email protected], siga seu Twitter ou seu blog.


Atualizado em 1 Dez 2011.