Guia da Semana

Por Andréia Meneguete


Mesmo com o final das eleições, o assunto política sempre continua em pauta. E não somente para os adultos mais interessados, mas, também, para os pequenos mais engajados e preocupados com as questões sociais. Foi pensando neste público mirim que a Câmara dos Deputados criou o projeto Plenarinho em agosto de 2004, um meio de interação e comunicação entre os pequenos, pais, educadores e políticos. Tudo acontece por meio do portal que explica aos baixinhos todas as informações sobre o Poder Legislativo, como elaboração de leis, atuação parlamentar, democracia e organização do Estado. De acordo com a coordenadora do projeto, Raquel Melo todo o conteúdo é produzido de forma lúdica para que as crianças consigam entender bem os assuntos explanados. "A Turma do Plenarinho é composta por sete simpáticos personagens que ajudam os pequenos a desenvolver um pensamento crítico sobre política e se tornem cidadãos de verdade", explica.

Cerca de 10 mil crianças estão cadastradas e interagem constantemente umas com as outras e ainda realizam as atividades disponíveis no site. É possível encontrar simulações de gastos públicos, como se tornar um político e como fazer propostas de leis. Recentemente, em outubro, durante com as eleições oficiais do calendário brasileiro, as crianças participantes do projeto puderam formular um Projeto de Lei, no qual a idéia vencedora seria encaminhada para o presidente da Câmara Aldo Rabelo que, posteriormente, encaminharia a proposta a um membro político do legislativo. "Na última eleição para escolha do novo presidente do Plenarinho tivemos 68 mil votos. A participação foi imensa", indica Raquel.

O estado que tem mais crianças participantes é São Paulo. O projeto recebe pouca divulgação, mas o conhecimento é tido pela propaganda boca a boca. Professores e pais também utilizam o portal como um instrumento para a educação e formação política da criançada. Saiba mais sobre o projeto e incentive a participação do pequeno. A nação, desde já, agradece!

Projeto Planarinho

O que é o projeto?
O Plenarinho é o principal canal de interação entre a Câmara dos Deputados e o universo infantil (crianças de 7 a 12 anos, pais, professores e educadores).

Objetivos

  • Proporcionar um instrumento de comunicação dinâmico para que crianças de todas as regiões do País possam conhecer o papel da Câmara dos Deputados e do Poder Legislativo brasileiro.
  • Trabalhar conceitos básicos de cidadania e direitos sociais e incentivar a formação de valores sociais e humanos.
  • Divulgar noções básicas do processo legislativo para a formação da consciência sobre a importância do Poder Legislativo na consolidação democrática e crescimento do País.
  • Estimular a formação de consciência política nas novas gerações para a formação de futuros líderes.
  • Oferecer às crianças uma fonte permanente e dinâmica de informações sobre o Legislativo.
  • Aproximar o público infantil do exercício da atividade política.

  • SERVIÇO
    Projeto Plenarinho
    www.plenarinho.gov.br

    Atualizado em 6 Set 2011.