Guia da Semana

Foto: Getty Images


Se você parar e perguntar para qualquer criança o que ela mais gosta de fazer, com certeza vai ter sempre a mesma resposta: brincar! E tanto faz se for com brinquedos ou não, acompanhados ou não, em casa ou ao ar livre; as crianças realmente querem e precisam brincar. Ao brincar, os pequenos adquirem elementos imprescindíveis para a construção da sua personalidade, compreendem melhor a realidade da qual fazem parte, descobrem o mundo, imitam gestos e atitudes dos adultos, conhecem leis, regras e experimentam sensações.

Para se ter uma ideia de como o assunto é sério, pesquisas comprovam que o brincar desenvolve, socializa e propicia a valorização da criança, aumentando, assim a sua autoestima. Os jogos são fundamentais para a formação infantil, desenvolvem o espírito de liderança, competitividade, segurança e autoconfiança. Já ao vivenciar atividades em grupo, elas aprendem a respeitar o espaço do outro, assumir responsabilidades, ajudando no desenvolvimento emocional, social e afetivo. Com os brinquedos, elas aprendem a explorar novas possibilidades, reais ou imaginativas, e ainda são convidadas a dividir o objeto em questão.

Outra atividade que estimula, e muito, o imaginário infantil é a construção de brinquedos de sucata. O uso de um tipo diferente de material possibilita a descoberta de texturas e ideias nada tradicionais, além de despertar a conscientização da importância da reciclagem. Dessa forma, os brinquedos, atividades recreativas e jogos estimulam a inteligência e a concentração, o desenvolvimento da linguagem e da sociabilidade. Ao contar e inventar histórias, a criança explora e se permite criar dramatizando e desenvolvendo a linguagem em um ou mais idiomas. As crianças devem ser deixadas livres para expressar toda a sua riqueza interior.

Ao exteriorizar essa essência infantil, a criança consegue, por meio de uma atividade prazerosa, a fonte natural da sua verdadeira expressão. Mas, como saber do que brincar? Basta observar e a criança vai te ensinar como e do que brincar. Cultive, proteja e crie a brincadeira, pois é exatamente por meio dela que a criança vai se desenvolver e se reconhecer no mundo. Toda criança tem que ter um tempinho diário para se divertir. O vínculo criado por meio da brincadeira fica fixado na memória infantil, fazendo com que, futuramente, elas se tornem pessoas mais ajustadas socialmente.

A brincadeira também ajuda na expressão dos sentimentos por meio da verbalização. Esse é o único momento em que a criança pode ser e fazer o que quiser, sem ter que obedecer a regras pré-determinadas, mas sim criar as suas próprias. Vivenciar superpoderes ou momentos mágicos ajuda a lidar com os seus medos e angústias. Agora não tem mais desculpa: reserve um tempinho e brinque com seus filhos, não importa se por dez minutinhos ou duas horas!

Leia a coluna anterior de Daniela Grinberg:

A escola do filho

Quem é a colunista: Don`t worry, be happy!

O que faz: Mãe, mulher e proprietária da Kinderplay.

Pecado gastronômico: Bolo de chocolate com calda de frutas vermelhas.

Melhor lugar do mundo: Havaí.

O que está ouvindo no carro, iPod, mp3: "The itsy, bitsy, spider ...."

Fale com ela: [email protected]




Atualizado em 11 Fev 2014.