Guia da Semana

Foto: Sxc.hu

Acessei um site de notícias e uma foto me chamou a atenção: estava com uma chamada para o álbum de fotos do show da banda mexicana RBD em São Paulo. Confesso que fui fã das Spice Girls e amava os Backstreet Boys. Mas, o meu "fanatismo" se resumia a ter pôsteres deles colados nas paredes do meu quarto, alguns discos e gravar os videoclipes em fitas de vídeo-cassete.

O que me espantou nessa atual geração, é que muitos adolescentes tatuam os nomes de alguns integrantes. Sim, eu escrevi ´tatuam´. Simplesmente deixam marcado, desenhado o nome de uma pessoa de um grupo que, nesse caso do RBD, assumiu recentemente que vai se separar. Talvez alguns sigam a carreira musical (não sei como, sinceramente), mas talvez não queiram isso para eles, desejam outra carreira, enfim. Como acredito que tudo na vida é uma fase, imagina você adolescente, já com seus 25 ou 26 anos, formado, seguindo uma profissão, com um nome de um indivíduo que, às vezes, nem é lembrado mais na mídia, tatuado em seu braço?

Eu gosto de tatuagens, acho lindo, desde que seja uma imagem que signifique algo para a vida de uma pessoa, ou porque goste de um desenho que lembre um momento especial etc. Mas, um nome? Nem se for o do namorado...pois não há como afirmar que se trata de um "amor eterno".

Hoje, com a tecnologia, há como retirar a tatuagem com procedimentos a laser. Mas, o preço ainda é bastante inacessível. E, para alguns jovens, quem paga as contas são os pais e imagina como eles falariam na cabeça do filho se ele chegasse em casa com uma tatuagem assim e, mais ainda, se pedisse para retirá-la. E você, teen, sabe que, quando os pais resolvem falar, eles falam e muitas vezes...Repetem as frases em vários momentos do dia, mesmo quando você não comentou nada a respeito, simplesmente, passou por eles para ir até a cozinha pegar um copo de água.

Por isso, aí vai a dica: antes de cometer a loucura de fazer uma tatuagem dessas, pense no dinheiro que se gasta com isso (o tempo também) e o que poderia comprar, ao invés de procurar um tatuador. Acredito que esteja pensando: "Mas eu amo esse grupo e nunca vou esquecê-lo!". Nunca, eu sei que não, porque você tem algo na pele que vai fazer com que lembre dele por um bom tempo, até decidir retirá-lo. Mas, será que vale tanto a pena, sendo que virão muitos outros grupos musicais, com novos estilos e você acabe gostando de um, com certeza. Então, vai novamente tatuar mais um nome em seu corpo? Daqui algum tempo, é bem provável que tenha diversos nomes tatuados em seu braço ou costas que se te perguntarem de onde vem tal nome, você confunda de qual banda seja.

Leia a coluna anterior de Maraísa Bueno:

? Férias...algo melhor?


Quem é a colunista: Maraísa Bueno.

O que faz: jornalista e repórter da equipe do Guia da Semana.

Pecado Gastronômico: uma boa massa e, é claro, chocolate!

Melhor Lugar do Brasil: minha casa, na pequena cidade de Serrania, sul de Minas Gerais (também não dispenso uma boa praia!).

Para Falar com ela: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.