Guia da Semana

Foto: Getty Images


O ser humano precisa se comunicar, e a comunicação só se torna eficiente quando a outra pessoa entende a mensagem. Seja a comunicação oral, escrita, ou mesmo visual, o importante é se fazer entender.


Como podemos melhorar nosso poder de comunicação? E como podemos ajudar nossos filhos a se comunicarem melhor? Vamos imaginar que alguém queira transmitir uma mensagem. Muitos podem acreditar que primeiro é preciso pensar no público-alvo, imaginar quem vai observar, ouvir ou ler sobre a sua ideia.


Embora este seja um pensamento importante, aqui eu gostaria de conversar sobre algo anterior a isto. Antes de pensar para quem vai a informação, é preciso pensar no quanto de vocabulário se conhece, pensar na capacidade de leitura e de interpretação e no quanto a própria pessoa se informa.

Desde bem cedo, quando começamos a ouvir as primeiras palavras, começamos a absorver vocabulário. Mas o que reforça enormemente este aprendizado é possuir alta capacidade de leitura.

A capacidade de leitura é fundamental para se comunicar. Quanto mais palavras você conhece melhor pode escolher as que pretende usar. Amplie o vocabulário do seu filho incentivando leituras e também aumente a quantidade de informações que ele recebe diretamente. Assim, o ouvinte ou leitor poderá realmente entender o que se quis transmitir.


Há pesquisas que associam até mesmo a violência entre jovens com a falta de vocabulário. Ao não conseguir se expressar, infelizmente, eles podem partir para a violência. Triste, não é?


Quanto maior a sua própria capacidade de interpretar, maior a capacidade de se colocar no lugar do outro e imaginar o que é necessário para que o outro te entenda. E, como consequência, seu filho também será um melhor "receptor", pois vai se acertar ao ler as pontuações, as entrelinhas, enfim, o que realmente queriam te passar.


Aumentando a capacidade de leitura e de vocabulário do seu filho, você o tornará mais independente, capaz de informar-se diretamente, sem depender da interpretação de outras pessoas. E mais capaz de se comunicar.

Leia as colunas anteriores de Adriana Tomaz:

A Matemática e a vida

O que move o mundo?

O que é cálculo mental?

Quem é a colunista: Adriana Pinheiro Tomaz.

O que faz: Responsável pela Orientação do Método Kumon.

Pecado gastronômico: comida japonesa.

Melhor lugar do mundo: o Brasil.

Fale com ela: [email protected].




Atualizado em 6 Set 2011.