Guia da Semana

Por meio de um simples controle é possível perceber as sensações dos personagens e até mesmo a vibração do jogo. Seja no PC ou console, eles são febre em qualquer canto do planeta. Entre heróis medievais que enfrentam guerras, robôs ultratecnológicos que desafiam dinossauros, carros de corrida futuristas ou uma tradicional partida de futebol com os amigos, os games misturam a realidade e ficção com um simples objetivo: divertir.

Com o passar dos anos eles ganharam novos formatos, adaptações e plataformas mais modernas. Para 2010, a demanda promete render bons frutos, já que os desenvolvedores estão preocupados em decifrar os segredos dos hardwares da atual geração de consoles. Ainda na promessa, o que se espera é uma maior "briga" entre Sony, Nintendo e a Microsoft. Além delas, quem chega com tudo na disputa dos mais procurados são as plataformas portáteis. As grandes marcas terão que se desdobrar para garantirem seu lugar frente à grande expansão do mercado de games para celulares, encabeçada pelo iPhone e, em breve, a plataforma Android do Google.

Para ajudar você a não ficar de fora do que rola no universo dos games, separamos alguns lançamentos de 2010. Prepare os dedos e guarde a mesada para as inúmeras opções que vem por aí.

BioShock 2
Quando: 9 de fevereiro

Produzido pela 2K Games, a sequência de um dos jogos mais badalados dos últimos anos já tem data definida e plataformas escolhidas. BioShock 2 será lançado para PC, Xbox 360 e PlayStation 3 simultaneamente. A história do jogo se passa 10 anos após os acontecimentos do primeiro game, na cidade de Rapture. Após um acidente de avião, o protagonista descobre que o local foi uma tentativa de criar uma sociedade perfeita. O herói terá muitos mais recursos para sobreviver e poderá interagir de novas formas com os outros personagens, deixando as relações mais complexas. Entre eles estão os splicers, os Big Daddies e as Little Sisters. BioShock ganhou vários prêmios de entidades especializadas, incluindo melhor jogo de ação e melhor jogo do ano em 2007.

Alien VS Predador
Quando: 19 de fevereiro

A Sega divulgou a data de lançamento prevista para o aguardado Aliens vs. Predator. Previsto para fevereiro desse ano, o game é um misto de FPS (Frames Per Second) com action de horror/survival e será disponibilizado para PC, PS3 e Xbox 360 sob a responsabilidade produtora da versão original, a Rebellion. O game se passa na colônia espacial BG-386, onde um grupo de humanos descobre uma pirâmide com um segredo. Milhares de anos-luz dali, os detentores da pirâmide - uma raça de guerreiros alienígenas - são alertados dessa descoberta. A partir daí, enviam um grupo de caçadores para garantir que o achado se mantenha em segredo.

No game, o jogador poderá escolher entre 3 personagens: Aliens, Predador ou Marines. Cada um traz sua própria habilidade e também as fraquezas. No decorrer da aventura, os personagens se confrontam e no modo multiplayer é possível colocar frente a frente as três raças em batalhas estilo ultimate" e descobrir qual delas é a espécie mais feroz.

Battlefield: Bad Company 2
Quando: 2 de março

A Electronic Arts anunciou o lançamento de Battlefield: Bad Company 2, sem dúvida um dos FPS mais modernos e aclamados pela crítica e público. Nascida em 2002, a franquia Battlefield já conta com mais de seis títulos e vários pacotes de expansão lançados em múltiplas plataformas. O game chega com tudo em março para PC, PS3 e Xbox 360. Como o próprio nome sugere, o jogo continua a saga da companhia B. Com a chegada de Battlefiled: Bad Company, vem também algumas novidades aos fãs da linha de jogos de tiro em primeira pessoa. O jogador contará com total liberdade em termos de ação, podendo destruir praticamente tudo no cenário, expandir a mitologia da série e introduzindo novos elementos a jogabilidade.

Final Fantasy XIII
Quando: 9 de março

Foto: Reprodução


Após longos cinco anos de produção, um dos games de RPG mais famosos de todos os tempos, Final Fantasy XIII é anunciado para a loucura do fãs alucinados da série e amantes do PlayStation 3. No Japão, vários aficionados pela saga passaram horas em filas para comprar o jogo, primeiro da série lançado no PlayStation 3. Final Fantasy XIII é um jogo de RPG que coloca o jogador no papel dos heróis que devem salvar um mundo futurista. Eles possuem diversos poderes e habilidades que são utilizadas em batalhas que acontecem por meio de turnos. A série vendeu mais de 85 milhões de unidades no mundo todo desde seu lançamento em 1987. A marca supera os 55 milhões de unidades vendidas de Pro Evolution Soccer e as 41 milhões de Resident Evil, da Capcom.

God of War III
Quando: 31 de março

A essência do game é a violência e os fãs do gênero irão se acabar com os banhos de sangue provocados pelo protagonista Kratos. Um dos grandes nomes para 2010 sem dúvida é God of War III. O verdadeiro deus da guerra busca sua vingança com a execução de Zeus enquanto continua sua escalada rumo ao Monte Olimpo. Um diferencial do novo game é o momento em que o protagonista fica com a imunidade baixa. Nessa hora, o jogador pode executar um movimento de finalização até então nunca visto pelos jogadores. Dentre as novas habilidades, consta também Eyes of a God, um poder que leva Kratos a enxergar caminhos que mortais comuns não conseguem ver.

Com o elevado poder de processamento do PlayStation 3, os desenvolvedores podem aplicar uma série de pequenos detalhes bastante atraentes. O diretor de desenvolvimento de produto do estúdio de Santa Monica, da Sony, John Hight, afirmou que o game God of war III encerra a trilogia, mas não a série. Os jogos estrelados pelo herói Kratos deverão continuar a aparecer no PlayStation 3 e nos futuros consoles da empresa.

Red Dead Redemption
Quando: 27 de abril

Com lançamento previsto para Xbox 360 e PlayStation 3, o título é esperado pelos fãs. Com um amplo mapa que inclui cidades e a natureza selvagem do oeste dos Estados Unidos, o protagonista continua sendo o destemido John Marston, um ex-criminoso em busca de oportunidades nas fronteiras ocidentais. Apesar de serem da mesma série, Red Dead Revolver (2005) e Redemption não tem nenhuma conexão e o lançamento traz uma história completamente nova.

O cawboy fora da lei vive em 1908, quase 50 anos após os acontecimentos do primeiro jogo, e dessa vez encarna ainda um ex-criminoso, porém reformado e à procura de um dos antigos companheiros de gangue, Bill Williamson. Um grande diferencial nesse game é o mapa. Com estilo mundo aberto, o jogador pode perambular à vontade pelos cenários desérticos do Velho Oeste, inspirados no México e no sul dos Estados Unidos.

Metal Gear Solid: Peace Walker
Quando: 25 de maio

A história situa-se 10 anos depois de Metal Gear Solid 3: Snake Eater e 4 anos depois do Metal Gear Solid: Portable Ops. Aqui uma força militar desconhecida ocupou a Costa Rica e impossibilitados de dar uma resposta à altura, o governo do país recruta Naked Snake (Big Boss) e os seus Militaires Sans Frontières (Mercenários) para combaterem os invasores.

Assim que o jogo começa, os gráficos logo impressionam, tanto que é considerado um dos melhores do PlayStation 3. Big Boss, assim como os outros personagens, estão muito bem detalhados e a aventura corre solta. Ações básicas, como agarrar e asfixiar o inimigo ou atirá-lo ao chão e deixá-lo inconsciente, são coisas simples.

O sistema de mira também foi melhorado. Agora ele aponta automaticamente para as partes vitais do inimigo, assim que se aproxima. Isso torna mais fácil a coordenação com as teclas de movimento da mira/câmara e, claro, para matá-lo. No campo sonoro, novamente o dublador e roteirista David Hayter empresta a sua voz para o papel de Big Boss.

Star Wars: The Force Unleashed II
Quando: 16 de setembro

Foto: Reprodução


O game chega para ligar as duas trilogias cinematográficas criadas por George Lucas está confirmado. O jogo apresenta o aprendiz secreto de Darth Vader e se passa entre o Episódio III (A Vingança dos Sith, 2005) e o Episódio IV (Uma Nova Esperança, 1977). O objetivo do novo vilão é ajudar Lorde Sith a se livrar da galáxia dos Jedi que escaparam do massacre dos clones, maquinado pelo Imperador Palpatine.

As possibilidade da fusão das três sagas sem dúvida prometem combinações de golpes, além dos tradicionais sabres de luz e disparos laser. O aprendiz secreto de Vader terá um arsenal de poderes da Força. Entre eles, a manipulação à distância de objetos, o esmagamento com a mente e os raios elétricos - tudo quase ao mesmo tempo.

A ação corre solta em cenários como o planeta dos wookiees Kashyyyk, o paraíso natural Felucia, o planeta de lixo Raxus Prime e uma estação espacial imperial de construção de Caças TIE. O game será lançado para Xbox 360 e Playstation.

Super Street Fighter IV
Quando: Segundo trimestre

Um dos clássicos dos games também dá as caras em 2010. A Capcom confirmou que Super Street Fighter IV será lançado no segundo trimestre. Surgindo não apenas como uma atualização para o game, o jogo chega completo. As novidades ficam por conta de oito novos lutadores que integrarão o time de personagens, novos cenários, balanceamento de estilos de luta e modalidades de partidas online. Uma delas permite com que o jogador reúna vários participantes para disputar as lutas em uma mesma sala.

A Capcom revelou até o momento apenas dois novos personagens. T. Hawk e Juri, uma lutadora coreana que o estilo de luta Tae Kwon Do. A revista japonesa Famitsu afirmou que Dee Jay será também mais uma das novas opções de lutadores. O jogo será lançado para Xbox 360 e Playstation 3, com preço reduzido.

Super Mario Galaxy 2
Quando: Sem data confirmada

Pela primeira vez um console da Nintendo traz dois jogos de aventura 3D do encanador bigodudo. Exatamente! Super Mario Galaxy 2 não irá inovar e sim expandir a fórmula do game original. O visual e a mecânica de controles permanecem os mesmos. Dessa vez Mario pode usar um objeto com o poder de perfurar a terra e dessa forma acessar novos lugares no espaço. Seu parceiro, o dinossauro Yoshi, também ganha novas funções como super velocidade além de inflar e voar em forma de balão.

Parte dos atrativos de Super Mario Galaxy 2 ficam por conta da variedade e criatividade das fases. No game é possível ver Mario explorando um lugar com inimigos e blocos de interrogação gigantes. O simples ato de pressionar o botão converte água em gelo e em outros, ele é perseguido por sombras sinistras de si mesmo. Como de costume, não faltam os ambientes familiares como fases de água, neve, castelos assombrados e jardins.

World of Warcraft: Cataclysm
Quando: Sem data confirmada

A empresa Blizzard prepara-se para revolucionar ao anunciar World of Warcraft: Cataclysm. Depois do sucesso do game anterior, um mundo de alterações chega com a próxima expansão do jogo. Pela primeira vez uma Expansão do WoW - como é conhecido entre os jogadores - não vai adicionar um continente novo ao jogo. A sequência irá remodelar quase todos os cenários, habilitará áreas antes inacessíveis e acrescentará novas.

Além dos cenários, há mudanças nos personagens. Novas criaturas e duas novas raças: os Worgen e os Goblins, que já estava presentes no jogo, mas não podiam ser personagens do jogador. A expansão também alterou a estrutura de como o jogador interagia com o jogo. O guild - junção de jogadores como se fosse uma coorporação - possibilita que os personagens possam progredir em conjunto. O bom e velho player contra player não foi esquecido. Foram adicionados novos campos de batalhas e um sistema onde só se enfrentam jogadores do mesmo nível.

Atualizado em 6 Set 2011.