Guia da Semana



Nos tempos de colégio, quando os maiores pesadelos dos sonos de meninas e meninos eram as aulas de aritmética, os exercícios de gramática, os professores carrascos, advertências ou as temidas reuniões de pais, o desejo de ingressar logo na faculdade era a grande expectativa da maioria dos estudantes.

Assim, ao finalmente chegar o momento tão esperado, um mundo ainda desconhecido surge com novos desafios, experiências e cobranças, trazendo a certeza de que os próximos anos serão decisivos na formação dos calouros.

Diante de um cenário repleto de dúvidas, a presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia, Quézia Bombonatto, destaca algumas dicas a serem seguidas pelos jovens recém-inseridos ao mundo universitário.

Para a especialista, um dos erros mais comuns cometidos pelos estudantes acontece justamente no momento de decisão da futura carreira. Além disso, falta de organização, comprometimento e até mesmo as famosas festas podem ser prejudiciais ao rendimento do aluno neste começo do novo ciclo de vida.

Confira algumas dicas para entrar na faculdade com o pé direito:

- A fim de evitar possíveis constrangimentos em relação ao curso escolhido, uma importante dica é buscar informações referentes à grade curricular da área, as disciplinas e detalhes a respeito das atividades futuramente desenvolvidas.

- Ter consciência de que os anos de faculdade serão o período de preparação para o futuro profissional. Mas para isso, aulas teóricas, atividades, trabalhos e horas de estudos frente aos livros serão determinantes no fim de cada período letivo.

- Adequar-se a um plano de autodisciplina pode ser fundamental para manter o controle em relação a prazos, compromissos, preparação para provas e outros tipos de cobranças durante os anos de atividade acadêmica.

- Ao contrário dos tempos de escola, na faculdade o critério de avaliação do professor pode acontecer por meio de diferentes processos. Para evitar surpresas desagradáveis, esteja sempre atento às atividades complementares, exercícios, trabalhos e outras formas de pontuação da média.

- Os anos de faculdade podem proporcionar experiências, momentos e lembranças jamais esquecidas. Novos amigos, festas e relacionamentos também fazem parte deste universo de euforia e descontração. Entretanto, saber lidar com as responsabilidades e comprometer-se aos estudos são recomendações que sempre devem fazer parte da lista de prioridades do aluno.

Atualizado em 6 Set 2011.