Guia da Semana

Foto: Nathalia Clark/APH

Deive Pazos sendo entrevistado na Campus Party 2011

Se a imagem de nerd que você tem é aquela do cara de calças jeans e óculos quebrados, ou que só sabe falar de tecnologia e do filme Star Wars, precisa rever seus conceitos. "O nerd é um cara curioso. E está sempre prevenido: na sua mochila tem algum aparelho tecnológico, um livro, até um guarda-chuva", explica Deive Pazos, um dos sócios do Jovem Nerd, um blog de cultura, conteúdo e entretenimento destinado aos aficionados por tecnologia e também por outros assuntos, que esteve na Campus Party Brasil 2011, em São Paulo.

Mas engana-se quem pensa que o nerd, necessariamente, precisa gostar de informática, filmes de ficção científica ou ser um expert em matemática. O conceito vai muito mais além. "O nerd é aquele que se interessa por qualquer assunto", diz. Assim, a legião dos crânios vai de moda a mecânica de carros, por exemplo. "Ele gosta de aprofundar naquilo que lhe interessa".

E, para disseminar o que se chama de orgulho e cultura nerd, surgiu o blog Jovem Nerd, em 2002. Com notícias e entretenimento voltadas para jovens e adultos - nem só de adolescentes é feito o mundo dos curiosos -, o blog, cuja ideia inicial era mais de passar informações e coisas interessantes para os amigos de Pazos, tornou-se mais conhecido com a disseminação entre os amigos dos amigos.

Hoje, o Jovem Nerd se transformou em duas empresas. Uma, com o blog e toda a produção de conteúdo; a outra é dedicada ao e-commerce, a Nerdstore, com os produtos da marca, que vão de camisas, canecas, toalhas a livros. Os produtos são muito vendidos: não se espante em ver camisetas como "nerd pride" (orgulho nerd) ou com desenhos do filme Star Wars e a frase "nerd side" (lado nerd) por aí.

Os próprios nerds gostam de ser chamados assim e não se envergonham por isso. "No Brasil, a palavra perdeu a carga pejorativa que ela tinha. Nos Estados Unidos e na Europa ainda não", explica. E, com o crescimento do número de usuários da internet, eles passaram a se comunicar mais e a espalhar o que eles mesmos chamam de orgulho nerd: "utilizar seus conhecimentos e transformar a sua vida e a dos outros", diz Pazos. Ele cita o exemplo de Steve Wozniak, um dos fundadores da Apple e que também esteve presente na Campus Party. "Ele era super curioso e, com o que ele sabia, montou o primeiro computador". Isso sim é que é ser nerd - e saber tirar proveito disso

Atualizado em 6 Set 2011.