Guia da Semana

Por Larissa Coldibeli


No verão, os cuidados com a pele merecem atenção dobrada. Atividades ao ar livre, logo, mais exposição ao sol. Mas não é só a pele humana que precisa de proteção. Cães e gatos também podem desenvolver doenças de pele.

Tanto para o homem, quanto para cães e gatos, o sol é importante para estimular a produção da vitamina D, que calcifica os ossos. Mas o excesso de raios ultravioleta, podem causar fotodermatites nos bichinhos. Esse é o nome que os veterinários dão para as diferentes doenças relacionadas à exposição solar.

Protetor Solar Pet Society

Os sintomas inicias são, geralmente, vermelhidão e descamação da pele, que podem virar lesões e úlceras, ou, mais avançados, em câncer de pele, chamado carcinoma epidermóide. As partes mais claras da pele são as mais atingidas: as regiões do ventre, da lateral do abdome, o nariz e as orelhas.

Para prevenir essas doenças, o ideal é aplicar protetor solar. Há produtos desenvolvidos especialmente para animais, como o Protetor Solar Pet Society. Em forma de loção, é de fácil aplicação e rápida absorção. É resistente à água e possui uma substância amarga na formulação, que previne a remoção por lambidas. Na falta de um produto específico, pode-se aplicar um protetor solar humanos, com fator de proteção 30 ou mais.

É importante que os donos nunca descuidem da saúde de seus animais de estimação. Ao primeiro sinal de vermelhidão, o veterinário deve ser procurado.

Serviço:
Pet Society
SAC: 0800-7722 702
www.petsociety.com.br

Atualizado em 6 Set 2011.