Guia da Semana



O sucesso do momento é O Homem de Ferro, mas, há trinta anos, Superman já fazia sucesso nas telas do mundo inteiro. As HQs quase sempre têm um visual marcante e um herói adorado por uma legião de fãs, o que garante o sucesso nas telonas. Foi assim com o Batman, o Homen-Aranha e muitos outros. Até as histórias que não são de super-heróis acabam virando filmes, como aconteceu com 300 e Sin City.

Mesmo com o enorme número de adaptações feitas até hoje, essa fonte não parece secar nunca. O personagem Wolverine de X-Man já havia feito sucesso nos três filmes da série. Agora ele ganhou um filme só dele - X-Men Origins: Wolverine - que deve estrear em maio do ano que vem por aqui.

Mas não pára por aí. A continuação de Hellboy, chamada de Hellboy 2: O Exército Dourado já está em fase de pós-produção e estará nos cinemas em maio. Duas outras HQs muito cultuadas, The Spirit e Watchmen, também estão sendo finalizadas e devem ser lançadas em 2009.

O universo das HQs é tão extenso que possivelmente não se esgotará nunca. De qualquer modo, Hollywood sempre trata de fazer uma nova versão quando a outra já ficou meio antiguinha. O homem de aço, por exemplo, parecia já haver encerrado sua carreira no cinema com o horroroso Superman IV - Em Busca da Paz, mas voltou em 2006 com Superman - O Retorno. Batman é outro que não fica longe das telas por muito tempo. Ele já apareceu em seis filmes e estará de volta em O Cavaleiro das Trevas - com o falecido Heath Ledger no papel de Coringa - que estréia em julho nos nossos cinemas.

Já deu para ver que quem gosta de quadrinhos não pode reclamar. Há uma infinidade de filmes sobre os seus heróis preferidos e muitos ainda estão por vir. Pena que o Brasil não tenha muita tradição nessa arte. O máximo que podemos esperar é uma adaptação para o cinema da Turma da Mônica.

Quem é o colunista: : Robinson Melgar, 29, não estudou e por isso ganha a vida escrevendo sobre informática. Seu sonho é virar a maior autoridade em cinema de sua rua.

O que faz: é jornalista.

Pecado gastronômico: x-calabresa.

Melhor lugar de São Paulo: Rua Augusta.

Acesse o site dele: www.morfina.com.br.

Atualizado em 6 Set 2011.