Guia da Semana

Foto: Arquivo pessoal

O visual do dia a dia de Lívia é totalemente glam, com peças atuais, como o óculos de sol maior com armação rosada

Arrasar, destoar, chamar a atenção. Estilo é o que não falta entre os teens. De alguma maneira, vestir-se diferente ou de acordo com a moda é uma opção que toda garota adquiri para exprimir sua opinião e seus ideais para o mundo. Há as que optam por serem mais descoladas, no entanto, preservando sua essência concisa e levantando o lema de que menos é mais. Essas são enquadradas na categoria das básicas.

Já as princess são as gatasque adoram headbands com lacinhos, estampadas de bolinhas e que seu guarda-roupa resume-se a um monte de peças cor-de-rosa são as princess. Outra parte dessas lindinhas gostam de assumir um visual que varia do clássico ao glamour, mesclando peças com brilhos, estampas e um bom senso constante para equilibrar as chamativas com outras mais neutras. Essas meninas são as glam.

O eterno estilo roqueira pode ser visto em qualquer geração de adolescentes e jovens. Mesmo baseando-se na cor preta, o estilo rocker dessas garotas pode sempre possuir um diferencial, de acordo com alguma tendência da moda atual. Se você ficou curiosa para saber mais sobre cada visu, confira as explicações do consultor de moda, André Robic, além de meninas que mostram que estilo é o que não lhes falta.

Básicas

Desde que o jeans foi introduzido no mundo da moda, no século 19, ele passou praticamente a ser uniforme entre os jovens. Normalmente acompanhada de uma camiseta e tênis, a calça jeans ganha versões atuais e se adapta ao gosto da adolescente da vez. Rafaela Della Villa, 12, é uma adepta inveterada do jeans e usa a peça em todas as ocasiões, tanto para ir ao colégio, como para sair com a família ou amigas. "Adoro jeans mais justinho, tipo skinning", fala a estudante.

Para o diretor executivo do Instituto Brasileiro de Moda -IBModa, André Robic, o jeans, camiseta e tênis realmente são as peças preferidas das adolescentes que são mais básicas. "Mesmo sendo básicas, essas meninas sempre vão usar algo que estejam ligados com a atualidade, observando as cores da estação e as tendências para o jeans, por exemplo, com lavagens ou detonados", explica. Nos pés, várias versões do tênis podem ser vistas entre as teens, mas a maioria opta pelo clássico All Star.

André revela que o guarda-roupa de uma gata básica é mais coordenado, pois na hora da compra ela não busca combinar uma blusa com um short apenas, mas sim, ter a possibilidade de usá-la com várias calças e shorts também.

Nem por isso elas perdem seu charme e deixam de ser femininas. Usam acessórios, mas poucos e neutros. Gostam de usar saltos, mas que sejam mais confortáveis. Também podem arrasar com uma sapatilha ou rasteirinha.

"Não gosto de usar brincos e nem saias. Uso apenas uma pulseira de pedrinhas no dia a dia", revela Rafaela. A gatinha é megafã das cantoras americanas Demi Lovato e Miley Cyrus e assume que sempre se inspira nos visus das ídolas para se vestir.

Foto: Arquivo pessoal

Calça skinning e regata básica são as peças prediletas da Rafaela

Princess

Esse estilo mescla um pouco de vários outros que são próximos a ele, como o girlie e o pin up. "Ainda é um estilo em formação, mas, no geral, o princess traz os traços de menina e une ao jeito de mulher", fala o consultor.

Muitos se referem ao princess como o estilo antigo das chamadas 'patricinhas', em que as meninas sempre andavam impecavelmente arrumadas. "Sou muito vaidosa e rosa é a minha cor favorita. Até minha mochila e meu estojo da escola são dessa cor", diz Mariana Colombo, 12.

A gata revela que suas sapatilhas de bolinha branca e preta ou a vermelha e branca são os seus maiores xodós. Rafa usa sempre seu shortinho jeans, estilo baloné, para sair, pois fica um charme com uma blusinha baby look e sapatilha ou sandália de salto. "Também não saio sem maquiagem: lápis, rímel, gloss e, às vezes, sombra", enumera.

Os tons pastéis também fazem parte do repertório de looks de uma princess. Os tecidos são peças-chaves desse visu, pois elas sempre optam por estilos leves ou esvoaçantes. André define essa gata como despretenciosa, que usa e abusa de objetos que possuem origens antigas, como pérolas, sapatos bonecas e saia curta de tule, por exemplo, no entanto, com uma releitura mais contemporânea.

Glam

Nada mais glamouroso e feminino do que usar vestido curto. Esse é o look predileto da estudante do terceiro ano do Ensino Médio, Lívia Dequech, 17, para ir à balada. "Adoro usar vestidinhos bem femininos para sair. Só não uso salto porque sou muito alta; opto por uma sapatilha ou rasteirinha bem bonita", explica.

De acordo com o consultor de modas, nada que essas gatas usarem serão comuns, tudo precisa ter um toque a mais de sofisticação. O jeans, deve ter um bolso trabalhado, com cristais swarovski, por exemplo. A saia pode ter tecido mais tecnológico, com um certo brilho e provavelmente a sandália será com salto bem alto e meia-pata.

O que deve ficar claro é que essas meninas não são over. As glam sabem dosar a combinação de peças e alternar as mais chamativas com outras mais neutras. "Usam camisetas com brilho ou estampas, mas colocam uma calça mais básica. Elas não vão sair brilhando da cabeça aos pés, pois sabem fazer esse jogo de contrastes", informa André.

Lívia é louca por roupas com estampas grandes, bem coloridas ou com bicho. Ela também gosta de usar brincos maiores, como argolas ou com pedras, e colares volumosos para sair. No dia a dia, não usa nada mais do que um par de solitários de strass.

Foto: Arquivo pessoal

Marianaadora , a típica princess, usa t-shirts mais trabalhadas, sempre com a cor rosa predominando, short baloné e sapatilha preta de bolinha

Rocker

Camiseta de bandas ou de figuras ligadas à sua ideologia são fundamentais para as garotas que optam pelo estilo rockers. Calça jeans detonadérrima ou bastante estonada, cintos marcantes com tachas e tênis (sempre surrado e sem lavar) ou bota mais pesada compõem esse visual mais alternativo.

André Robic afirma categoricamente que a cor-base dessa galera é o preto. Para balada, o look das gatas pode ser saia preta com bota da mesma cor, meia-calça arrastão, corset e casacão mais pesado por cima, se estiver frio. "Um casaco vermelho ou uma bolsa prata, por exemplo, dariam uma nova cara às rockers, mas ainda conservariam o seu estilo", sugere.

Saia pregueada, saia de tule, black jeans (ou de couro ou vinil), short jeans curto, largo e desfiado estão presentes no guarda-roupa de uma rocker. Para os pés, botas de cano alto ou plataforma são suas pediletas. Maquiagem também é fundamental para caracterizá-la, já que uma rocker nunca sai de casa sem lápis pretos - bem marcado- nos olhos.

Atualizado em 6 Set 2011.