Guia da Semana

Foto: sxc.hu


Não é novidade nenhuma a história daquele aluno que sempre teve horror à matemática ou à escrita e, quando adulto, lembra com verdadeira angústia duas dificuldades. A rejeição à área, na grande maioria dos casos, aponta para a figura do professor. O adulto, ao explicar seus "tropeços", começa por descrever aspectos da matéria, mas, invariavelmente, toca em outros: nas aulas meramente expositivas, nos exercícios sem significado, enfim, em estratégias utilizadas que não conseguiriam, de alguma forma, mobilizar o estudante.

Falar somente das estratégias seria minimizar o assunto. Na realidade, a didática utilizada pelos professores tem origem na sua concepção do que seja aprendizagem. E isso faz toda a diferença na sua postura em relação ao aluno, ao planejar aulas, propor um trabalho ou mesmo realizar uma avaliação. Essa forma de ação acaba por promover maior ou menor aceitação de alguns assuntos. Em certos casos, há verdadeira aversão, o que pode comprometer profundamente seu aprendizado e deixar lacunas sérias.

Ensinamentos de grandes mestres

Quando nos recordamos daqueles professores que marcaram nossa vida escolar, freqüentemente nos deparamos com figuras que não se detinham somente em sua disciplina. Seu pensamento era abrangente. Alunos respeitam professores que tenham o domínio da matéria, mas esse é somente um dos itens a serem considerados. Os grandes mestres sempre souberam que a especificidade só tem sentido quando o educador carrega uma visão mais ampla do mundo e faz com que seus alunos percebam o maior.

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Atualizado em 6 Set 2011.