Guia da Semana

Foto: Nathalia Clark/APH

Um dos milhares de cabos com a conexão ultra rápida de 10 Gb na Campus


Um dos grandes atrativos da Campus Party, além, é claro, das palestras com personalidades do mundo da informática, é a conexão de 10 Gb (gigabits) por segundo, disponível para todo mundo que participa do evento. Aproveitando essa ocasião, os campuseiros têm mais um motivo para ficarem plugados praticamente o dia todo, tanto baixando grandes arquivos quanto jogando online.

Isso só foi possível devido ao sistema armado pela Telefônica, que patrocina o evento. "A estrutura é de alta capacidade, cujas fibras óticas são dedicadas: elas saem da central da Telefônica direto para a Campus", explicou o gerente de planejamento de transmissão e projetos especiais da empresa, Assed Moisés Amar. Além disso, há uma conexão chamada de redundante: ela serve como transmissão reserva, ou de backup, no caso de algum problema com a principal.

A fibra ótica é um fio muito fino, da espessura de um fio de cabelo, que é feito de um vidro especial. Ela transmite um feixe de laser em vez de corrente elétrica - a velocidade que a luz viaja é muito superior à da eletricidade pelos cabos convencionais, feitos de cobre. Isso, por si só, já é responsável por uma transmissão mais rápida. "Hoje podemos fazer uma conexão de 100 a 200 Mb para as residências", disse.

Para se ter uma ideia da diferença de velocidade, segundo Moisés, com uma conexão de 10 Gb da Campus, é possível colocar cinco mil usuários navegando a uma velocidade de 2 Mb ao mesmo tempo. Imagine dirigir um carro de Fórmula 1 por uma estrada extra larga: não há obstáculos nem perigo de bater na beirada da pista.

Mas, infelizmente por enquanto, essa velocidade ainda não está disponível para os usuários de internet. "E nem é só por causa da conexão em si. As máquinas hoje não têm uma interface com a internet giga, e as que existem ainda são caras. Hoje, ela aguenta até 100 mega", conta Moisés.

Atualizado em 6 Set 2011.