Guia da Semana


Foto: Divulgação

Terça-feira à tarde. A chuva e o sol escaldante do verão paulistano vão e voltam sem avisar. O Center 3, que fica na altura do número dois mil e pouco da avenida Paulista, é um dos locais que protegem os pedestres da via mais famosa de São Paulo das surpresas da estação mais quente do ano. É lá que eu espero para encontrar quatro adolescentes que, numa velocidade internética, estão conquistando seu espaço na blogosfera brasileira, os Underaged Heartbreakers.

Pedro Lima foi o primeiro a chegar. Aos 17 anos, ele é o mais falante do grupo. Com um ar blasé, o garoto chegou ao local de mocassim sem meia, vestindo uma bermuda curta, camiseta simples e com um fone de ouvido nada discreto. O café, ponto escolhido para a conversa, estava lotado. Por conta disso sentamos em uma mesa em frente à bilheteria do Bristol, o cinema do shopping. Sem me encarar, Pedro começa a conversar e conta que todos os membros se conheceram há cerca de dois anos através da internet. Dois dos Heartbreacers, Spencer Quintanilha e Luana Dornelas, eram vizinhos, mas mesmo assim - pasmem! - só foram se conhecer na web.

O blog

Com nome inspirado no comentário de uma foto, o blog começou despretensiosamente. A ideia era postar fotografias, vídeos, músicas, textos e piadas internas. Tudo relacionado aos interesses do pequeno grupo, sem a intenção de ser grande. A história começou a tomar outro rumo quando eles viram que o número de acessos ao blog crescia para além de seus conhecidos. Daí em diante eles passaram a ter a moda e a música como focos principais de seus posts. Moda, aliás, é o tema que fez os Heartbreakers bombarem. Por conta de suas habilidades para tratar do assunto, eles foram convocados para cobrir a São Paulo Fashion Week para a grife Cavalera.

"Foi a partir do blog que eu comecei a me interessar por moda, antes eu achava esse tema meio fútil", revela Pedro. Depois de uns vinte minutos de entrevista, Luana e Spencer chegam. Após os pedidos de desculpa, vieram os parabéns ao Spencer, que estava completando 16 anos. Não tinha como não perdoá-lo. Com a chegada dos dois, nós tivemos que buscar uma mesa com mais lugares. Todos já estavam conformados com o atraso de Adler David, o quarto integrante do grupo. Sua ausência era certa. Afinal de contas, se deslocar de Santo André até a região central de São Paulo não é algo tão simples assim.

Spencer vestia bermuda jeans, camiseta branca e tinha um revólver prateado pendurado no pescoço. Luana usava um short curto com uma blusinha de manga cavada. Todos os membros do Underaged Heartbreakers participam ativamente do blog. Pedro e Spencer explicam que o grupo divide tarefas e todos contribuem, cada um com suas habilidades.


Foto: Divulgação

Ao serem indagados sobre o futuro do blog, eles desconversam. A única informação que Pedro soltou foi que eles pensam em modificar as características do endereço quando todos se tornarem maiores de 18 anos. Mas isso também não é certo. O grupo tem projetos engatilhados, mas prefere não torná-los públicos antes deles se concretizarem.

Dicas

Para quem quer montar um blog, os pequenos quebradores de coração avisam que é fundamental pensar tanto no conteúdo quanto na estética. "Não adianta você ter um texto legal com um visual ruim", alerta Pedro. Outra dica dos Heartbreakers é pensar sobre o que você gostaria de ver em um blog na hora de produzir um post. Para Luana, a dedicação e a busca pela autenticidade são fundamentais para que o seu endereço não seja só mais um na imensa blogosfera. Pensando nisso, eles já negaram um convite para fazer parte do portal da MTV. "A gente não queria ser só mais um blog em meio a muitos outros", explica Spencer.

Moda

Ao contrário do que muitos podem pensar, os Heartbreakers não gostam de comprar roupas em shoppings. A ideia é procurar peças descoladas e baratas em locais inusitados, como brechós, por exemplo. Pagar pouco para se vestir bem é algo que o grupo considera bacana. Mas eles confessam que se tivessem grana comprariam roupas mais caras sem culpa.

Entre os estilistas preferidos dos Underaged, Alexandre Herchcovitch e Gloria Coelho são unanimidades. "Mas não dá pra falar que eu gosto de um estilista, depende da coleção, vai que ele faz uma que eu não goste", pondera Spencer, sintetizando o espírito do grupo.


Foto: Divulgação

A calça jeans, segundo eles, é uma peça que não pode faltar no guarda-roupa de um adolescente urbano. Além disso, a dica é sempre ter mais de uma opção de calçado e evitar camisas e camisetas estampadas. "Com peças mais neutras, você consegue fazer combinações variadas sem ficar marcado como ficaria com uma blusa muito chamativa", explica Spencer.

Quando o assunto são as personalidades que se vestem bem, nomes como Lindsay Lohan, as irmãs Olsen e Alexa Chung, da MTV gringa, figuram no topo da lista. No rodapé, famosas como Britney Spears, Madonna e Miley Cirus. "A gente não gosta do estilo das personalidades da Disney", afirma Luana.

Lady Gaga

Lady Gaga é a estrela que o grupo mais admira. "Eu conheço ela desde muito antes dela se tornar conhecida", conta Spencer. Foi ele que apresentou a cantora aos seus colegas de blog. Os Underaged gostam de tudo da senhorita Gaga, do visual ao seu apreço pelo universo gay, passando pelas suas letras e canções, óbvio. "As letras das músicas dela podem parecer fúteis, mas se você prestar atenção vai ver que não são", diz Pedro. Não é à toa que os posts mais acessados do blog são os que dizem respeito a Lady Gaga, a musa dos pequenos.

Os Underaged também escutam grupos como Placebo, Crystal Castles e a cantora britânica Lily Allen. Pedro, que toca teclado, violão e guitarra, revela que a turma tem a intenção de montar uma banda.

O futuro

Como muita gente de sua faixa etária, os Underaged Heartbreakers sonham em ser ricos e famosos. Resumindo um pouco o pensamentos da turma, Spencer afirma que, independente do caminho que escolher para a sua vida, quer ser o melhor no meio em que for atuar. Que caminho é esse, ninguém sabe ainda. Design, moda e jornalismo são algumas das carreiras em que podem ingressar. Mas a única certeza que têm mesmo é que independente do rumo que tomarem, a amizade entre os membros do quarteto prodígio continuará.

Acesse: http://uhbreakers.com/


Atualizado em 1 Dez 2011.