Guia da Semana



A volta do período letivo leva os pais a se preocuparem com o desempenho escolar dos filhos durante o ano. Muitas crianças sentem dificuldade de assimilar o conteúdo programático das disciplinas e acabam, na pior das hipóteses, repetindo a série.

Para evitar este transtorno e garantir um ano tranquilo para o seu pequeno aprendiz, o Guia da Semana procurou um especialista que indica algumas dicas para você ajudá-lo a atravessar com sucesso mais um ano escolar.

De acordo com Ivani Anauate Ghattas, coordenadora do Ensino Fundamental do Colégio Humboldt, antes de elaborar qualquer plano de estudos em casa, é muito importante que a criança esteja motivada para os estudos. "A vontade do aluno depende da proposta pedagógica que o desafia para o conhecimento e da valorização dos pais sobre a importância do saber, do aprender. É essencial que a escola desafie a criança cognitivamente através de tarefas de classe, de tal forma que desperte o seu interesse para realizar os estudos em casa", recomenda.

Para a criança se dedicar aos estudos com conforto e principalmente concentração, o local deve ser bem iluminado, arejado, sossegado, com uma mesa que possua apenas os livros e materiais básicos para que não haja distração. Uma cadeira confortável, para que o aluno mantenha uma boa postura durante os estudos, também o auxilia no processo de aprendizagem.

A participação da família contribui muito para o ensino da criança. Confira as dicas:

- Demonstrar interesse sobre o que a criança aprendeu na escola. Peça que ela lhe ensine algo que aprendeu. Faça perguntas e comentários;

- Pergunte se ela tem dificuldades em alguma disciplina;

- Acompanhe diariamente a agenda do seu filho;

- Estabeleça um horário para os estudos, a lição de casa e as demais atividades fora da escola;

- Ofereça ajuda, mas não faça as tarefas por ele;

- Propicie um local adequado para o estudo;

- Estimule a pesquisa e a leitura ;

- Observe a conduta da criança nos momentos em que ela estuda e quando realiza suas tarefas.

Foto: Getty Images

Atualizado em 6 Set 2011.