Guia da Semana

Foto: Divulgação/ Site Oficial

Novos seguidores do Aerosmith conheceram a banda ao jogar Guitar Hero

Depois dos adolescentes bancarem os heróis mais aventureiros, os gângsteres mais sagazes e os craques mais brilhantes do futebol nas febres de viodegame God of War, G.T.A. e Winning Eleven, respectivamente, chegou a vez do universo musical gritar bem alto em Guitar Hero e Rock Band. A nova sensação é o jogo de guitarra, em que há um controlador com a forma do instrumento - o controle também pode ser utilizado - que auxilia o jogador na simulação dos acordes da música. Grandes nomes do rock compõem as trilhas sonoras, como Aerosmith e Metallica, e fazem essas novas gerações - que não cresceram escutando o som desses caras - tornarem-se seus mais novos e fiéis admiradores.

Pelo menos foi o que divulgou Steven Tyler, líder e vocalista do Aerosmith, em sua passagem pelo Brasil em maio deste ano. De acordo com o cantor, eles passaram a ter fãs mais jovens após a introdução de suas músicas nos games de guitarra; não apenas os hits mais famosos, até mesmo as músicas mais desconhecidas, agora, são cantadas pelos novos seguidores. Assim, mas do que entreter os adolescentes, Guitar Hero e Rock Band estão sendo aproveitados pelas gravadoras como estratégia de divulgação das bandas de rock.

Matheus Campregher, 18, fã inveterado dos games há cinco anos, conseguiu a sexta colocação no WTC, que é o campeonato internacional de Guitar Hero, em 2008 e levou o sétimo lugar em 2009. Ele revela que conheceu bandas que adora atualmente através do jogo, como AFI, All That Remains e Disturberd, entre outas.

Foto: Divulgação/ Site Oficial

O Rock Band dedicado aos Beatles agrada tanto aos adolescentes quanto aos pais

Mais do Guitar Hero

O game surgiu em 2005, desenvolvido para o console Playstation 2 pela Harmonix Music Systems e publicado pela RedOctane. Inicialmente, o jogo utilizava apenas covers de canções; no entanto, os títulos mais recentes são compostos de trilhas sonoras originais. Em 2007, foi lançado o game do Aerosmith, que tem 60% de músicas da banda e outras canções feitas por Joe Perry, o guitarrista. Esse hit chegou ao Brasil apenas no ano seguinte.

Em 2009, os jogadores brasileiros puderam se divertir com o som pesado do Metallica e com o hard rock do Van Halen. A grande aposta agora é o DJ Hero, voltado para a música eletrônica, que contém um set list com 85 artistas - nomes como Rihanna, Lady Gaga, Chemical Brothers e Kanye West fazem parte desse time. O lançamento está previsto ainda para 2010.

Além do guitarrista, outros elementos de uma banda de rock, como baixista, baterista e vocalista foram inclusos na experiência a partir da versão Guitar Hero World Tour. "Primeiro, eu jogava com o controle; com o segundo volume, eu comprei a guitarra; já no World Tour, adquiri todos os instrumentos", fala o jogador Matheus. Já Alexandre Silva, 12, prefere jogar pelo controle e revela que passa quase o dia todo se divertindo com sua última aquisição: Guitar Hero Legends of Rock. "É muito difícil chegar até a oitava pasta, mas eu já consegui", diz.

Conheça o Rock Band

A franquia segue a mesma linha do Guitar Hero e surgiu após a aquisição da Harmonix pela MTV Games, enquanto a RedOctane foi comprada pela Activision. Rock Band se diferenciava do seu principal concorrente ao ser o primeiro a introduzir bateria, baixo e vocal para acompanhar a guitarra, em 2007 - além de privilegiar canções com estilo mais pop. "As músicas do Rock Band são melhores, mas a jogabilidade do Guitar Hero ainda supera", pontua Matheus. Alexandre revela que ainda não experimentou o Rock Band e que continua adepto do precursor desse game.

Na mira de um público mais adulto, o jogo da MTV Games lançou uma versão do famoso quarteto de Liverpool, The Beatles. Green Day é outro grupo que já tem a versão em videogame, mostrando toda a trajetória musical da banda desde 1994, com o lançamento do álbum Dookie.

Foto: Arquivo pessoal

Matheus (à direita) na final do campeonato nacional de Guitar Hero no ano passado

Como 'virar' um astro da música

Para tornar-se um grande guitarrista, baixista, baterista ou vocalista do mundo dos games, é necessário muito treino, de acordo com Matheus e Alexandre. O jovem de 18 anos ainda frisa que é importante os jogadores gostarem muito de rock, pois é o estilo musical que norteia os jogos.

O esquema até parece fácil, mas nem é tanto assim. O jogador deve acompanhar a música, tocando cada nota de acordo com a cor das bolinhas que aparecem na tela; e precisam ser as mesmas que você vai 'palhetar' na barra localizada no braço da guitarra. Quanto mais notas você acertar, mais pontos você ganha e, assim, vai passando de música - e de fase, até tocar como um expert. Há também o Star Power, que é uma pontuação na qual você ganha o dobro e ajuda na decisão das partidas.

Atualizado em 6 Set 2011.